Palestras e atividades práticas marcam a Semana de Enfermagem do HMGV

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Serviço Especializado em Reabilitação

Cuidando do Cuidador: esse foi o tema principal do evento alusivo à VI Semana de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, que ocorreu nesta sexta-feira (17) no auditório da Fundação. Entre as atrações do evento, sessões de reiki e aplicações de cone chinês, duas técnicas que estimulam e valorizam o bem-estar dos trabalhadores.

Em sua fala de abertura, o diretor geral em substituição da FHGV, Leandro Barcellos, lembrou de questões inerentes ao dia a dia dos profissionais de saúde, e do quanto enfermeiros e técnicos de enfermagem são importantes em situações que simbolizam a luta contra alguns preconceitos da sociedade: “Na enfermagem, o racista pode ser cuidado por um negro e o homofóbico pode ser tratado por pessoas de qualquer opção sexual, e isso são exemplos que dignificam a atividade que vocês escolheram”.

Leandro ainda falou da importância do tema central do encontro (Cuidando do cuidador), lembrando o quanto é importante tratar das dores que são acumuladas e levadas pra casa todos os dias.

Por fim, fez a apresentação oficial da nova diretora de Atenção à Saúde da FHGV, “a enfermeira (deu ênfase na palavra) Patrícia Bienert,” a quem fez elogio e reconhecimento profissional, desejando-lhe boa sorte no novo desafio.

PROFISSÃO DIGNIFICADA

Antes do início das palestras, outros três gestores da FHGV se manifestaram sobre a Semana da Enfermagem. A nova diretora de Atenção à Saúde, Patrícia Bienert, agradeceu a presença de todos e falou do orgulho em ser enfermeira, “uma profissão que cuida da vida das outras pessoas e que, muitas vezes, nos faz ser mães e psicólogas, sempre com a missão de acolher e cuidar”. Sobre a nova função, diz que espera representar os trabalhadores da melhor maneira, e que sua sala estará sempre aberta para receber as pessoas e, sobretudo, as críticas construtivas.

A diretora hospitalar substituta do HMGV, Raquel Froner, e o Responsável Técnico de Enfermagem, Tiago Plá, também ressaltaram a importância de se cuidar da saúde dos cuidadores para que esses possam exercer com qualidade a sua profissão.

PALESTRAS E ATIVIDADES

Após as falas de abertura, a enfermeira do trabalho Rosane Maria Kortz ministrou palestra sobre Ergonomia no ambiente de trabalho e esclareceu como o funcionário pode prevenir lesões e afastamentos. Questão postural e física, alturas das macas e correto transporte de pacientes foram algumas das instruções dadas por Rosane durante a sua explanação.

O técnico de enfermagem e instrumentador cirúrgico do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Jonas Santos, estava fazendo a sua primeira sessão de reiki: “No nosso dia a dia, com fluxo grande de pacientes e procedimentos, nunca conseguimos parar. No momento do reiki eu me desconectei do mundo exterior e recebi uma energia muito boa e tranquila. Estou me sentindo melhor e mais tranquilo para voltar ao bloco cirúrgico”.

A mestre em Reiki Vilma Hoffemann explicou que o principal benefício da técnica é combater o estresse e a depressão, promovendo o equilíbrio e a harmonização. “Para que a cura aconteça é preciso ter a cura do corpo, da mente e do espírito”, complementa a terapeuta.

Na parte da tarde, duas palestras tiveram destaque: Fitoterapia na Saúde, com a enfermeira Elisabete Moreira, e Benefícios do Cone Chinês, com o terapeuta holístico Nicholas Frohlic. No final, houve sorteio para cinco aplicações de cone chinês, dando oportunidade para que os presentes pudessem recarregar as baterias para outros dias de trabalho.

Recent Posts