Goca orienta principais cuidados com bebês

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Grupo de Orientação sobre Cuidados Pós-Alta (Goca) Mamãe Bebê do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) realizou uma reunião semanal com as puérperas do Alojamento Conjunto. O momento foi de instrução e para tirar dúvidas das novatas e também daquelas que já têm filhos, mas que reconhecem que cada gestação envolve situações e aprendizados diferentes.

Uma das principais orientações refere-se à amamentação dos recém-nascidos e dos cuidados imprescindíveis das mães e dos bebês. Também constam instruções acerca das doenças infecto contagiosas, do registro de nascimento e da mediação em casos de conflitos.

A esteticista Carolina Rodrigues Vargas teve a terceira filha de parto normal no HMGV. “Vou registrar minha filha aqui no hospital mesmo. O atendimento aqui é muito bom e tive a sorte de vir para cá”, opina. A técnica de enfermagem Juliana Rosa declara que “o atendimento do hospital é sensacional. Toda a orientação é válida e cada gestação muda”, comenta Juliana. Ela teve dois filhos de parto normal e os outros dois necessitou de cesariana.

Orientações
A assistente social Simone dos Santos lembra que o registro de nascimento deve ser feito pelo pai da criança e observa que no HMGV não há fila para tirar o documento como acontece nos cartórios que possuem muita demanda de usuários. Já a nutricionista Anelise Zanolla ressalta que “é preciso incentivar que o leite materno sacia o bebê”, frisa. Além disso, ela explica que, no caso de mãe soropositiva, orienta-se o tipo de leite fabricado que deve ser usado.

As reuniões do Goca Mamãe Bebê acontecem nas quintas-feiras, às 13h, na sala da Assistência Social. O serviço é desenvolvido pela assistente social Simone dos Santos, pelas enfermeiras Ana Paula Monteles e Anelise Maciel Santana, pela fonoaudióloga Naiara Souza e Silva e pela nutricionista Anelise Zanolla.

Recommended Posts