FHGV instala Conselho Gestor do Polo Sapucaia do Sul

 In FHGV, Notícias, Serviço Especializado em Reabilitação

O Conselho Gestor das unidades da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas em Sapucaia do Sul foi instalado oficialmente na tarde desta quinta-feira. Formado por oito representantes dos usuários do SUS, quatro representantes dos trabalhadores da Fundação e quatro dos gestores (Secretaria Municipal de Saúde e FHGV), o Conselho tem o objetivo de atuar na elaboração de planejamento, na avaliação, fiscalização e controle da execução dos serviços de saúde, conforme as diretrizes de participação e transparência preconizados pelo SUS.

OS ATORES QUE FAZEM O SUS

Ao saudar os representantes do Conselho presentes no evento, o diretor geral da FHGV ressaltou a importância da união de esforços e olhares para o desenvolvimento da saúde: “São esses atores, aqui representandos, que realmente fazem o SUS”. Barichello lembrou o sucesso das experiências no Hospital Tramandaí e na UPA de Pelotas: “Tramandaí já está na sétima reunião e tem o reconhecimento de todos os conselheiros”, disse ele. “São eles, sempre, que definem as pautas das reuniões”, completou.

O vice-prefeito Arlênio da Silva chamou a atenção para o ambiente de participação da comunidade. “Será um espaço permanente onde os usuários poderão trazer demandas e propor melhorias para o atendimento de saúde na cidade, juntamente com os trabalhadores e gestores”, disse ele. A secretária Municipal de Saúde, Roberta Bazzo, cumprimentou a direção da FHGV “por ir na contramão do cenário nacional, que é de retirada de participação e de incentivos para o desenvolvimento da saúde”.

Representando os conselheiros, Adair Francisco Rocha, eleito pelos usuários, reforçou o compromisso de trazer pautas relevantes, que somem para o bem-estar e para a saúde da comunidade. O responsável pela instalação dos conselhos gestores da Fundação, Luis Roberto Silva (Beto), também falou sobre o papel dos conselheiros e as experiências em outras unidades.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO

A escolha dos representantes dos trabalhadores é feita por eleição, a partir de candidaturas espontâneas. Os representantes dos usuários são eleitos na Conferência Municipal de Saúde. Já os representantes dos gestores são indicados pela FHGV e pela Secretaria Municipal de Saúde.

USUÁRIOS
Titulares
 Adair Ferreira Rocha
Adair Silva
Glaci Alves Vieira
Maria Gorete Aires Afonso
Percy Fontoura
Roni Silva de Azevedo
Sirlei Maria S. da Silva
Zenir Figueira de Brum
 
TRABALHADORES
Titulares
Andréa Longoni de Castro
Gilberto Starck
Ismael Miranda da Rosa
Roberta Alves Macedo
 Suplentes
Ivair Cordeiro Menezes
Victor Mauricio Souza Santos
Eliasibi Farias da Silva

GESTORES
Titulares
Alex Borba dos Santos(FHGV)
Leandro Pires Barcellos(FHGV)
Leonildo Junior R. Plettes(SMS)
Patricia da Silveira Bienert(FHGV)
Suplentes
Ana Paula Kleemann(FHGV)
Gilberto Barichello(FHGV)
Lúcia Gimenes Passero(SMS)
Luís Roberto da Silva(FHGV)
 

Recent Posts