Cursos e formalização de convênio com UCPel são temas de Conselho Gestor da UPA Areal de Pelotas

 In FHGV, Notícias, UPA Areal Pelotas

O Conselho Gestor da UPA Areal de Pelotas da Fundação Hospital Getúlio Vargas (FHGV) realizou reunião para tratar de questões direcionadas ao Plano de Educação Permanente e Continuada da entidade e da fase final para a formalização do convênio com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A reunião acontece todo o mês com a participação de usuários, trabalhadores e gestores da Fundação.

Na oportunidade, a chefe de Desenvolvimento de Pessoas da FHGV Ana Souza apresentou o Plano de Educação Permanente Continuada da Fundação, os conteúdos abordados permanentes nos cursos do próximo quadrimestre e explicou como os trabalhadores devem proceder para solicitar os incentivos voltados à educação continuada. Nesses casos, é possível conseguir abono de ponto, passagens para custear transporte e diárias para realização de atividades.

Já os cursos de educação continuada envolvem congressos e eventos realizados pelos funcionários fora da FHGV, mas que estejam relacionados ao cargo desempenhado pelo trabalhador na Fundação. “As atividades de educação permanente referem-se a problemas que surgem na FHGV, os quais, com base nas referências teóricas, tentamos solucionar em reuniões, rodas de conversa e oficinas”, esclarece a chefe de Desenvolvimento de Pessoas.

Convênio com Ucpel

A reunião também contou com representantes da UCPel para tratar da fase final da formalização de um convênio com FHGV para que alunos dos cursos de enfermagem e medicina da universidade possam fazer estágios na UPA Areal, bem como o local possa contar com residentes em Medicina de Família. De acordo com a chefe do Desenvolvimento de Pessoas da FHGV Ana Souza, o trabalho dos alunos e residentes deverá iniciar em agosto. Além de positiva, ela avaliou que a reunião teve boa participação dos usuários que se demonstraram interessados a respeito de como os trabalhadores são capacitados.

O diretor da UPA Areal Pelotas, Guilherme Bergmann, também avaliou como extremamente positiva a reunião. “Pelo convênio, alunos dos cursos de medicina e enfermagem e residentes da UCPel vão trabalhar na UPA, o que vai qualificar ainda mais o serviço prestado e ampliar o atendimento da UPA para toda a comunidade de Pelotas. Isso mostra nosso papel como instituição pública e referência para pacientes e comunidade acadêmica do município”, finaliza o diretor.

Cursos permanentes

Neste mês, os cursos permanentes na UPA Areal de Pelotas contemplam o Plano Operacional Padrão sobre tuberculose e a oficina de Parada Cardiorrespiratória. Para junho está prevista a palestra com o tema Medicações, e em julho acontece a oficina de Exames Laboratoriais e Coleta Sanguínea: como fazer? Em agosto o tema da capacitação é o Humaniza SUS e será ministrada por equipe da FHGV.

Recommended Posts