Alunos do IFSul doam “almofadas do coração” a pacientes do GRATO

 In FHGV, GRATO, Notícias

A recepcionista Leandra Santos Ramos de 47 anos retirou um nódulo de uma das mamas em 2011 no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), pertencente à Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Depois, fez 32 sessões de radioterapia na Fundação Hospital Centenário e tomou medicação por cinco anos. Em 2017, o câncer no seio voltou e ela teve que retirar a mama. Agora, Leandra faz quimioterapia no Centenário, segue com medicação e participa do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) da FHGV, onde recebeu uma almofada em formato de coração.

O objeto foi planejado, organizado e controlado por 50 alunos do curso técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) sob a orientação de professores. Leandra estuda no IFSul e participou duplamente do projeto, pois ajudou os colegas a desenvolver a ideia que também a beneficiaria. “Todo o atendimento no HMGV é muito bom e minha cirurgia com o médico Ermane Cadore foi muito boa. Eu sugeri para os colegas em aula que fizémos a doação da entrega das almofadas para o GRATO e eles concordaram. A atividade faz parte de nossa tarefa para executar um projeto empreendedor, e ao invés de vendermos as almofadas, decidimos doar para o GRATO”, afirma a estudante.

Equipe do GRATO recebeu os presentes na sede da FHGV.


A almofada pode ser utilizada na hora de dormir, viajar ou dirigir. “Antes eu usava um travesseiro. A almofada de coração é bem mais confortável. Eu participo do GRATO e temos um atendimento mais humanizado que serve de suporte e esclarecimento de dúvidas. Vi que não sou apenas eu que passa por essa situação e troco muita experiência”, reforça Leandra ao opinar sobre o GRATO.

A professora do IFSul e coordenadora do projeto Integrador Coração Solidário, Marineiva Manganeli, explica que esse trabalho é desenvolvido por alunos do primeiro semestre do curso. A atividade envolveu discussão do tema, planejamento, escrita do projeto e execução durante a disciplina de Iniciação à Formação Profissional I – Técnico em Administração na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Alunos e professores do IFSul que atuaram no projeto.

“O tema foi escolhido pela relevância na sociedade e para que fossem aplicadas as ferramentas da administração em prol da área social. Esse foi um exercício de processo de produção e o IFSul tem a preocupação técnica e humana para a formação integral dos alunos, o que reforça o compromisso da instituição com a comunidade na região em que está inserida”, ressalta a coordenadora.

Marineiva orienta os alunos com o auxílio professores colaboradores Guilherme Reihwald Júnior, Fernanda Guedes, Danieli Gervazoni e William Buenavides.

Recommended Posts