Treinamento in loco na Clínica 1 previne acidentes com objetos perfurocortantes

 In FHGV, Notícias

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) está trabalhando a prevenção de acidentes do trabalho nos próprios locais considerados de maior potencial para que eles aconteçam. A primeira experiência dessa proposta aconteceu na Clínica Médica 1 com orientações para técnicos de enfermagem e enfermagem a respeito da Norma Regulamentadora nº 32. Essa normativa trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.

De acordo com a enfermeira do trabalho Rosane Kortz, optou-se por dar ênfase na prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes: agulhas, bisturis, escalpes, ampolas, vidros em geral, material pontiagudo ou objetos que contenham fios de corte. Também foram dadas orientações sobre acidente com material biológico.

Se mesmo com a prevenção, ocorrer um acidente é preciso que sejam aplicados procedimentos emergenciais nos primeiros socorros, testes rápidos e adoção de protocolos. “Quando acontece um acidente e descobrimos que o paciente fonte tem alguma doença infectocontagiosa, temos que encaminhar o trabalhador para o uso de medicação e monitorá-lo para saber se vai desenvolver a doença ou não”, explica Rosane.

Assim que acontece um acidente, presta-se o primeiro socorro. Em seguida, o funcionário vai para a emergência para ser atendido por médico. Depois, adota-se um procedimento interno com preenchimento de documentos, análise do acidente e acompanhamento médico do acidentado.

IN LOCO

Segundo Rosane, a modalidade do treinamento in loco oportuniza que os colaboradores do HMGV possam tirar dúvidas no próprio local de atuação, o que facilita na absorção das orientações. Para a enfermeira do trabalho, a avaliação é bastante positiva da primeira experiência nos setores dos funcionários. As instruções foram repassadas pela médica Chayne Bueno Lima e seguem as diretrizes terapêuticas de profilaxia de doenças infectocontagiosas.

O próximo treinamento focado na prevenção de acidentes com objetos perfurocortantes será realizado para a equipe da Emergência do HMGV, no dia 25, das 15h às 16h.

Recommended Posts