Evento debate questão racial em preenchimento de vagas

 In Concurso Público, FHGV

Cerca de 25 pessoas estiveram presentes no auditório da FHGV na manhã desta quarta-feira para participar do evento que tratou sobre cotas raciais em concursos públicos. Os participantes debateram sobre questões que envolvem a regulamentação do procedimento de heteroidentificação, que é complementar à autodeclaração dos candidatos negros nos casos de preenchimento de vagas.

As questões abordadas dizem respeito à Portaria Normativa nº 4, de 6 de abril de 2018, conforme termos da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Durante quase três horas, os trabalhadores puderam ouvir e debater sobre experiências trazidas pelo condutores do evento, Vera Beatriz Soares da Cruz (coordenadora do Centro de Resultados da Participação Cidadã do GHC) e Celso Procópio (presidente da CEPPIR do GHC).

Para Vera, “é muito importante que possamos tratar da questão racial dentro da área da saúde pública, principalmente para falar de equidade e das oportunidades no mercado de trabalho, fazendo uma reparação histórica e buscando a redução do índice de desigualdade social entre negros e brancos no país”.

A presidente da CEPPIR da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Zilmara Martins, considerou o evento bastante positivo, “sobretudo pela atualização em relação às mudanças da legislação, que vai impactar nos novos certames de concurso público e garantir que as vagas de cotistas sejam direcionadas para quem realmente tenha direito”.

Vera Beatriz e Celso Procópio coordenaram o encontro
Recent Posts