Sentimento é pauta da primeira reunião do GRATO de 2019

 In FHGV, GRATO, Notícias

Na última terça-feira, o Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico, o Grato, realizou a primeira reunião de 2019. As pacientes que frequentam as reuniões iniciaram o ano com uma roda e conversa, mediada pela psicóloga do HMGV Natália Pires, a respeito de sentimentos e como lidar com eles. Natália realizou uma dinâmica, onde cada paciente deveria escolher, a partir de uma lista, sentimentos com os quais se identificam e falar sobre eles.

Segundo a psicóloga, as pacientes escolheram, em grande maioria, sentimentos bons, mas que é necessário saber lidar com eles também. “Muitas vezes achamos que existem apenas sentimentos bons e ruins, mas é possível analisar os dois lados e até compreender melhor o que sentimos”.

O GRATO oferece às mulheres debates, palestras, um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Nas reuniões acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo. As reuniões ocorrem sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Recent Posts