Cerimônia marca formatura de mais uma turma de residentes do HMGV

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Residência Médica

Com a presença de autoridades municipais, familiares e colegas de trabalho, nove formandos do Programa de Residência Médica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas receberam seus diplomas na noite desta quinta-feira (21). A solenidade aconteceu no auditório da FHGV e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

Os formandos Gustavo Regis de Menezes Pires e João Marcelo Vieira Goulart falaram em nome dos colegas. Gustavo, que já passou por outro programa de residência médica, destacou um diferencial no HMGV: “Aqui há um ambiente acadêmico propício, que incentiva e aprofunda o estudo, ligando teoria à prática”.

João Marcelo agradeceu aos preceptores (especialmente à coordenadora da Coreme, Adriana Trein) e às direções do Hospital e da Fundação. Também enfatizou que ali estava “uma grande família”, que durante o período de formação havia beneficiado os usuários do SUS de Sapucaia. Segundo ele, “estamos prontos e preparados para enfrentar os desafios a partir do que aprendemos e vivemos aqui”.

RECONHECIMENTO

O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Alex Borba dos Santos, enalteceu o Programa de Residência Médica e parabenizou os formandos. “Num período de dificuldades, que certamente apareceram no cotidiano de vocês, quero valorizar a capacidade técnica e pedagógica da nossa equipe, pois hoje desenvolvemos um verdadeiro campo prático para aprendizado na área da Saúde. Também quero dizer que tenho orgulho em ouvir o depoimento de vocês. Temos sempre o desafio de fazer mais, e o trabalho que vocês desempenham no dia a dia é voltado justamente para a parcela da população de maior necessidade. Vocês podem fazer diferença no SUS. Parabéns!”

Já a secretária Municipal de Saúde, Roberta Bazzo, salientou a importância do processo de formação e valorizou a preservação da agenda da Residência. Roberta disse que também é egressa de programa de residência de Sapucaia do Sul e desejou sucesso e felicidades a todos.

ENTREGA DE DIPLOMAS

Os formandos receberam seus diplomas das mãos de seus respectivos supervisores, conforme as especialidades. Cecília Costa da Fonseca e João Marcelo Vieira Goulart (Clínica Médica), Gustavo Régis de Menezes Pires e Luis Paulo Girelli (Psiquiatria), Renato Sommer e Luíza Mainardi (Cirurgia Geral), Tâmila Aragão e Thairini Canever (Pediatria), e Fernanda Ferrari (Anestesiologia) receberam a certificação de formatura, respectivamente, de Adriana Trein, Pedro Ritter, Carlos Eduardo Teixeira, Ângela Moura e, novamente, Carlos Eduardo Teixeira.

Para o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FHGV, Pedro Ritter, um dos papéis dos preceptores nesse processo de formação foi minimizar as dificuldades causadas pela crise da saúde pública na atualidade. Pedro também ressaltou a importância da educação na vida das pessoas e da própria instituição. Para ele, esse acesso ao conhecimento certamente será fundamental para os novos especialistas na aplicação de sua formação.

O diretor técnico do HMGV, Dr. Rafael Rosito, e a diretora de Atenção à Saúde em Exercício da Fundação, Ana Paula Kleemann, também se manifestaram. Rosito lembrou da chegada dos formandos e disse ter orgulho de participar desse projeto que fez crescer o conhecimento dentro do Hospital. Ana Paula deu parabéns aos formandos e mandou um recado final aos especialistas: “Tenham perseverança para vencer os desafios da jornada que se inicia. Boa sorte!”.

Além dos citados, a formatura contou com a presença de personalidades relevantes no cenário da saúde pública, entre elas o representante do SIMERS, Vinícius de Souza; a diretora do HMGV, Loredi Becker; e a chefe de Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, Ana Paula Souza.

Mais fotos clicando aqui.

Recent Posts