Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho do HMGV e da UPA Sapucaia encerra com avaliação positiva

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Desde segunda-feira (3), a CIPA realizou a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), tanto no HMGV, quanto na UPA Sapucaia. Durante este período foram realizadas palestras e rodas de conversa, abordando temas importantes para a saúde do trabalhador. A programação do HMGV iniciou com uma roda de conversa com a Comissão de Direitos Humanos, bate papo com sobre Desorganização e os reflexos no dia-a-dia, com Claudia Petinelli, e com uma palestra sobre Prevenção a Acidentes com Material Perfurocortantes, com a médica do trabalho Luciana Monaiar.

Na terça-feira (4), Rosane Kortz falou sobre a Ergonomia do Trabalho para os Trabalhadores da Área da Saúde. Após, Anelise Zanolla, nutricionista do HMGV, palestrou sobre Nutrição e Qualidade de Vida. A quarta-feira (5) iniciou com um Colóquio sobre DSTs e HIV e, em seguida, Ana Monteles, enfermeira e servidora do Controle de Infecções, trouxe a palestra Rotinas de Precaução e Isolamentos. Encerrando o terceiro dia, o turno da noite do HMGV conversou sobre o abuso de substâncias psicoativas, com a enfermeira Gisele Gomes, na Sala da Coreme e esta palestra também encerrou a programação nesta sexta-feira.

Rodrigo Gobatto, presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA), acredita que a avaliação do evento foi muito positiva e que esta é uma oportunidade de o trabalhador olhar para a sua saúde. “Tivemos um bom público desde o início da programação. Foi uma semana onde os funcionários puderam refletir sobre sua saúde e local de trabalho. Mas nossa satisfação com o evento se deu, principalmente, por que atingimos os trabalhadores do turno da noite”.

Ao final do evento, os participantes podem solicitar certificado de participação. Basta enviar e-mail para ensino.pesquisa@fhgv.com.br

SIPAT na UPA de Sapucaia

Paralelamente, a UPA de Sapucaia também realizou a SIPAT. Tendo seu início na segunda-feira (3), a programação começou com um bate papo com Claudia Petinelli, a respeito da desorganização e seus reflexos diários. Na terça, na manhã aconteceu a roda de conversa Debatendo os 70 Anos da Declaração Universal dos Diretos Humanos. À tarde, o tema foi a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes.

Já na quarta-feira, as pautas foram rotinas de precaução, DSTs e substâncias psicoativas. Encerrando a programação, nesta sexta-feira ocorreu a palestra Nutrição e Qualidade de Vida, com a nutricionista Anelise Zanolla.

Para Simone Gregório de Oliveira, secretária da Cipa na UPA Sapucaia, a avaliação do evento também foi muito positiva. “A SIPAT foi uma maneira de os funcionários terem uma experiência mais abrangente de outras áreas, que não a deles, conhecendo ainda mais sobre formas de prevenção de acidentes”.

Recent Posts