Palestra do GRATO esclarece dúvidas sobre serviços do INSS

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Na última terça-feira (06), o Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO), trouxe às pacientes e demais membros mais uma palestra. Desta vez, Giovana Stahl, assistente social do INSS Esteio, e que atende Sapucaia também, explicou como funcionam os benefícios previdenciários, como e quando alguém deve receber, enfatizando os tipos de aposentadoria e auxílios. “Alguns tipos de serviços que o INSS presta são auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e aposentadorias. Para saber a qual destes serviços você tem direito, é necessário entrar em contato conosco e estar sempre atento”. A assistente social encerrou respondendo a diversas perguntas das pacientes.

O GRATO se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês, e a cada reunião é trazido um novo assunto. Nestes encontros, ocorrem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. As pacientes podem trazer acompanhantes para participar dos debates e, para encerrar cada encontro, é proposto um coffee break com lanches trazidos pelas pacientes.

O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Recent Posts