Instalado o Conselho Gestor do Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Na manhã desta quinta-feira (1º) aconteceu a instalação e a primeira reunião do Conselho Gestor do Hospital Tramandaí. A novidade dará maior transparência e controle público das ações cotidianas da casa de saúde, com representações dos usuários (50% dos integrantes), dos trabalhadores (25%) e dos gestores (25%).

A implantação de conselhos gestores em todas as suas unidades é uma resolução da diretoria executiva da Fundação, aprovada em julho deste ano pelo Conselho Curador.

Em sua fala de abertura, o diretor geral da Fundação, Gilberto Barichello, explicou os objetivos e a importância do Conselho: “Nenhuma unidade administrada pelo SUS pode ser uma caixa preta, ao contrário, as decisões precisam ser coletivas e transparentes”. Barichello também deu um panorama geral da situação do Hospital Tramandaí.

ANÁLISE DE MOMENTO E DE NOVAS PAUTAS

Os demais diretores da FHGV também estavam presentes e se manifestaram. Alex Borba dos Santos (Desenvolvimento e Gestão de Pessoas), falou do atual momento, em que a direção está mudando a cultura das relações de trabalho, procurando fidelizar a equipe através da adoção de concursos e processos seletivos públicos (com provas) que, em conjunto com o processo de educação permanente e continuada, traz benefícios para trabalhadores e para usuários.

Juliane Dias (Atenção à Saúde) fez questão de cumprimentar e enaltecer os trabalhadores que, segundo ela, vêm superando uma série de dificuldades, mantendo a qualidade de atendimento ao usuário. Leandro Barcellos (Administrativo e Financeiro) apresentou uma planilha que resume a situação financeira do Hospital, propondo que a segunda reunião do Conselho possa detalhar caso a caso.

Os representes dos trabalhadores, dos gestores e dos usuários também se manifestaram, projetando os assuntos do próximo encontro. A pauta para o dia 21 de novembro (penúltima quarta-feira do mês), ficou a seguinte: Apresentação da situação financeira do HT – Apresentação de resultado de negociação com as entidades sindicais – Operação Verão – Instalação da coordenadoria do Grupo.

CONSELHO GESTOR DO HOSPITAL

Acomodados na sala de reunião da direção, os integrantes do Conselho Gestor do Hospital Tramandaí foram se apresentando para o grande grupo. Em seguida, ouviram atentamente as palavras dos diretores da Fundação. Presentes também os diretores do Hospital, Luis Genaro Figoli e Luciana Schilling.
COMPOSIÇÃO CONSELHEIROS

 

DOZE REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS E SEUS SUPLENTES

Cidreira: Margô Mirapalheta (titular), Fernanda dos Santos Gilli (titular), Júlio Sffair (titular), Rosvita Ely (suplente) e Daiane Leandro da Silva (suplente).
Imbé: João Roque Gonçalves Carlos (titular), Fabiana da Silva Ramos (titular), Nilson da Silva Costa (titular), José Benildo Leites (suplente), Elizete Pereira da Costa (suplente)
Juliano Amaral Santos da Silva (suplente)
Pinhal: Luiz Abel Ferreira de Souza Junior (titular), Isabel Cristina Brilhante Ballejo (titular), Claudia Bobsin (titular), Amanda Fogaça Lima (suplente), Lédio Bitencourt (suplente), Sirlei Trindade Godinho (suplente).
Tramandaí: Célia Antônia do Nascimento (titular), Léo Ignácio Paz Filho (titular), Antônio Gonzati (titular), Maria Conceição N. Machado (suplente), Maria Nanci Damiani Paz (suplente), Patrícia Schlesner Leal (suplente).
SEIS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES E SEUS SUPLENTES

Titulares: Guilherme Machado da Silva, Josué de Lima Ferreira, José Manuel Vieira Peneda, Ana Paula Bueno Peseckas, Daiane Moresco e Valério das Neves.
Suplentes: Conrado Longhi, Renata dos Santos Brum, Evertono Schmidt, Everton Augusto Lessa Borges, Letícia Cardoso Décio, Rodrigo Pausen, Bibiana Mayer Steckel.
SEIS REPRESENTANTES DOS GESTORES E SEUS SUPLENTES

Cidreira: secretário da Saúde Sérgio Manoel Barros Guimarães (titular) e Pedro Teixeira (suplente).

Imbé: Secretário da Saúde Tierres Emerim da Rosa (titular) e Paulo Roberto Cardoso Batista (suplente).

Pinhal: secretário Vilson Gavaldão de Oliveira (titular) e Hans Tassoni (suplente).

Tramandaí: secretário Luciano Von Saltiel (titular) e Silvano Foresti (suplente).

18ª Coordenadoria Regional de Saúde: Cláudio Roberto Silveira Paranhos (titular) e Fabiana Osório Kurtz (suplente).

Fundação (FHGV): Luis Genaro Fígoli (titular) e Alex Borba dos Santos (suplente).
ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO GESTOR

  • Participar da formulação de prioridades, metas e estratégias de ação, visando orientar o planejamento anual e sua permanente inserção às necessidades locais e regionais, bem como às determinações do Gestor Municipal e do Conselho Municipal de Saúde;
  • Solicitar e ter acesso às informações de caráter técnico-administrativo, econômico-financeiro e operacional;
  • Aprovar e controlar, acompanhar e avaliar o Plano de Gestão;
  • Propor medidas para aperfeiçoar o planejamento, a organização, a avaliação e o controle das ações e dos serviços;
  • Acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços e as ações de saúde prestadas à população;
  • Examinar propostas, denúncias e queixas encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade e a elas responder;
  • Acompanhar o desenvolvimento das diretrizes estabelecidas;
  • Incentivar a população a utilizar os serviços públicos de saúde;
  • Proceder o encaminhamento e execução de todas as providências, recomendações e decisões exaradas pelo Conselho Municipal de Saúde;
  • Aprovar seu Regimento, respeitadas as deliberações do Conselho Municipal de Saúde.
    O Conselho Gestor será reunido ordinariamente a cada penúltima quarta-feira de cada mês. O Mandato dos Conselheiros (exceto os representantes de gestão pública) será de dois anos, permitindo uma recondução por igual período.
Recent Posts