Atividades da Semana da Consciência Negra movimentam a FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Ceppir) da FHGV já iniciou suas atividades alusivas à Semana da Consciência Negra e nesta segunda-feira (19) ocorreram as duas primeiras. Meio dia, próximo ao cartão-ponto dos funcionários do HMGV, foi realizada uma oficina de cabelo afro e quem passasse por ali poderia fazer tranças.

À tarde, Renata Lopes, jornalista e membro da Ceppir do Grupo Hospitalar Conceição, palestrou no auditório da sede administrativa da FHGV, sobre racismo institucional. Renata enfatizou as batalhas do povo negro por justiça e igualdade, explicou as maneiras com que a cultura foi minimizada e a importância dos movimentos sociais e ainda desvendou mitos sobre doenças consideradas próprias a negros. Ao final, os participantes tiraram dúvidas e puderam dividir com os demais casos de racismo que já sofreram.

As atividades seguem nesta terça-feira (20). Ao meio dia ocorre uma feijoada, no refeitório do HMGV e, quem passar por ali, poderá conferir uma exposição de fotos valorizando os trabalhadores negros do Hospital. Encerrando a Semana, ao meio dia de sexta-feira (23), acontece novamente a oficina de cabelo afro. Às 15h, Jéssica Hilário, enfermeira e promotora de saúde, palestra sobre Saúde da População Negra, no auditório da FHGV. Para finalizar, Édy Carlos, cover do cantor Alexandre Pires, realizará uma apresentação, também no auditório, ao estilo voz e violão. A atração ocorre às 16h.

Recent Posts