IV Encontro de Fisioterapia da FHGV reúne estudantes e profissionais na Unisinos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta quinta e sexta-feira (04 e 05), a FHGV, em parceria com a Unisinos, realizou o IV Encontro de Fisioterapia. O evento visava enriquecer o conhecimento dos profissionais e estudantes, através de palestras, oficinas, mesas redondas e workshops. Estiveram presentes na abertura o diretor-geral da Fundação, Gilberto Barichello, a diretora de Atenção à Saúde, Juliane Dias, a diretora adjunta do HMGV, Patrícia Bienert, a gerente de desenvolvimento de Ensinos da Unisinos, Isa Mara Alves, Rodrigo Ferreira, coordenador de Fisioterapia do HMGV, e os coordenadores do curso de Fisioterapia, Ana Paula Karolczak e Mauro Félix.

O diretor-geral da FHGV, Gilberto Barichello, iniciou sua fala contando um pouco da sua história no Grupo Hospitalar Conceição, onde esteve antes de chegar à Fundação. Ressaltou, sobretudo, o crescimento do curso de Fisioterapia no GHC, e a importância deste 4º Encontro realizado em parceria entre a Unisinos e a FHGV. Segundo ele, “é fundamental que se debata e se dialogue sobre o papel da fisioterapia quando se lida efetivamente com a saúde pública”. Barichello destacou ainda a importância de transformar conceitos em práticas para fazer saúde no dia a dia.

A gerente de desenvolvimento da Unisinos, Isa Mara Alves, também lembrou que o evento celebra uma parceria consolidada entre o curso de Fisioterapia da Unisinos e a Fundação: “Temos uma história que cada vez mais se fortalece, e devemos sempre valorizar a importância de sairmos das paredes da sala de aula em busca de mais conhecimento”, disse ela.

Programação

A programação para a manhã do primeiro dia de atividades contou com uma Mesa Redonda sobre o tema: “O paciente crônico na rede de atenção à saúde”, com Ana Paula Karolczak, fisioterapeuta e docente da Unisinos; Nathalie Colombo Maciel, residente em Atenção Básica; Karla Poersch, fisioterapeuta NASF e docente Unisinos; Adriana Trein, médica clínica rotineira HMGV. Na parte da tarde ocorreram as oficinas de exames de imagem e laboratoriais, atuação do fisioterapeuta em unidade oncológica e de transplantes de medulas e sobre a ventilação a fluxo.

Já no segundo dia, pela manhã, ocorreram quatro palestras e, às 11h, os participantes puderam retirar seus certificados. A tarde, forma realizadas as oficinas de Abordagem fisioterapêutica no recém-nascido, Espirometria na prática fisioterapêutica e Evidências Científicas do Treinamento de Músculos Inspiratórios.

Recent Posts