Grato comemora dois anos com palestra e muita festa

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Foi com auditório cheio que o Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) celebrou seu aniversário de 2 anos na tarde desta terça-feira (02). Na abertura do evento, o prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogerio Link, falou sobre a importância do Outubro Rosa como forma de chamar a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama. “Quanto mais precoce o câncer é diagnosticado, maior é a chance de cura. Por isso o autoexame é importante”. Juliane Dias, diretora de Atenção à Saúde da FHGV, afirma que a convivência é a chave para o sucesso do GRATO. “O que faz do GRATO o que ele é essa troca de experiências entre vocês, é a conversa, o trabalho feito em grupo”. O secretário Municipal da Saúde, Neio Lúcio Pereira, também prestigiou o evento.

Dr. Ricardo Tema, médico do HMGV, palestrou sobre o combate ao Câncer de Mama. Em sua fala, Ricardo trouxe dados sobre casos de câncer, mostrou fatores de risco e explicou os tipos de exame que podem ser realizados. O médico também ressaltou a importância da mamografia. “Eu sei que é um exame chato, dolorido, mas saibam que quando o exame é chato significa que vocês o fizeram bem. Quando o exame não tem incomodo é porque, provavelmente, você não estava bem posicionada”. Ao final da palestra, Ricardo respondeu a questionamentos das pacientes e de seus familiares.

Após a dinâmica de grupo, ocorreu um coffee break com lanches trazidos pelas pacientes, tradicional durante as reuniões, com direito a bolo de aniversário. O GRATO oferece às mulheres do grupo de apoio debates, palestras, um ambiente de acolhimento. O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Nas reuniões acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo. As reuniões ocorrem sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Dando seguimento às atividades do Outubro Rosa, neste sábado (6), haverá Mutirão de Ecografias Mamárias na Clínica de Saúde da Mulher – Clisam, das 8h às 14h.  O Calçadão de Sapucaia será palco de inúmeros serviços voltados às mulheres no dia 24, das 13h às 16h30min. Ao longo da tarde serão realizadas marcação de mamografias, avaliação nutricional, serviços de saúde e de beleza, doação de lenços, entre outras atividades. Às 16h30min, uma Caminhada Rosa sairá do Calçadão chamando a atenção da população para os cuidados com a saúde da mulher.

No dia 27, o Chá das Vitoriosas reunirá pacientes do GRATO para um desfile. O evento também contará com a apresentação da Banda Jovem Guarda, entre outras atrações. O chá ocorrerá a partir das 14h, no Clube Sete de Setembro. Confira abaixo a programação completa do Outubro Rosa:

Programação Outubro Rosa 2018:

Dia 3 – 14h: Sala de Espera – Cuidando da Alimentação, na Clisam.

Dia 4 – 13h: Dia da Beleza, na Clisam.

Dia 6 – das 8h às 14h: Mutirão de Ecografias Mamárias na Clisam.

Dia 8 – 9h: Sala de Espera – Infecções Sexualmente Transmissíveis, na Clisam.

Dia 9 – 14h: Sala de Espera – Prevenção Câncer de Mama, na Clisam.

Dia 11 – 8h: Planejamento Familiar e informações sobre Câncer de Mama – Auditório da FHMGV.

Dia 15 – 9h: Sala de Espera – Prevenção do Câncer de Mama, na Clisam.

Dia 16 – 14h: Sala de Espera – Mulher Guerreira, na Clisam.

Dia 17 – 14h: Sala de Espera – Importância da Coleta do CP, na Clisam.

Dia 18 – 9h: Sala de Espera – Enfrentando o Câncer de Mama (relato de paciente), na Clisam.

Dia 19 – 15h: Palestra sobre Câncer de Mama na Coordenadoria da Mulher, com a técnica de radiologia Ana Carolina Chaxim Land.

Dia 20 – 8h: Sábado da Família na ESF Jardim América, Saúde da Mulher na ESF João de Barro e Dia da Saúde na UBS Greiss (coletas de exames, marcação de mamografia e testes rápidos).

Dia 22 – 9h: Sala de Espera – Prevenção Câncer de Mama, na Clisam.

Dia 24 – das 13h às 16h30min: Ação no Calçadão, com serviços de saúde e beleza, e Caminhada Rosa.

Dia 25 – 9h: Sala de Espera – Alimentação Adequada na Gestação, na Clisam.

Dia 27 – 8h: Outubro Rosa na ESF Bela Vista (coletas de exames, marcação de mamografia e testes rápidos).
14h: Chá das Vitoriosas, no Clube Sete de Setembro.

Dia 29 – 14h: Sala de Espera – Dicas da fisioterapia para prevenir a incontinência urinária, na Clisam.

Dia 30 – 14h: Sala de Espera – O Segredo é ser feliz!, na Clisam.

Dia 31 – 14h: Sala de Espera – Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, na Clisam.

Recent Posts