Clisam realiza palestra sobre planejamento familiar e câncer de mama

Categorias: CLISAM, Fundação, Notícias

A Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), mais uma atividade da programação do Outubro Rosa. Maristela Peixoto, professora e enfermeira, e Zenahya Chagas, coordenadora da Clisam, esclareceram aos pacientes informações sobre laqueadura, vasectomia, e demais métodos contraceptivos, DSTs e câncer de mama. Antes do início da atividade, as pessoas puderam se inscrever para realizar os procedimentos. A ação ocorreu no auditório da FHGV.

Maristela ressaltou que para realizar a vasectomia ou laqueadura é necessário ter mais de 25 anos e/ou, no mínimo, dois filhos vivos, bem como sanou dúvidas sobre ambos os processos. Após este cadastro, os inscritos passarão por consultas e exames.

O Outubro Rosa na FHGV
O Outubro Rosa acontece durante todo o mês, com mutirão de ecografias mamárias, palestras, oferta de Teste Rápido e Citopatológico, Chá das Vitoriosas, entre outras atividades. No dia 24, uma grande ação no Centro marcará a campanha na cidade, com serviços, arrecadação de lenços e Caminhada Rosa. A iniciativa é da Prefeitura, através do Gabinete da Primeira-dama, Secretaria Municipal da Saúde, Hospital Municipal Getúlio Vargas e Coordenadoria da Mulher.
No dia 27, o Chá das Vitoriosas reunirá pacientes do GRATO para um desfile. O evento também contará com a apresentação da Banda Jovem Guarda, entre outras atrações. O chá ocorrerá a partir das 14h, no Clube Sete de Setembro. Confira abaixo a programação atualizada do Outubro Rosa. A próxima atividade ocorre no dia 15, na Clisam.

Programação Outubro Rosa 2018

Dia 15 – 9h: Sala de Espera – Prevenção do Câncer de Mama, na Clisam.
Dia 17 – 14h: Sala de Espera – Importância da Coleta do CP, na Clisam.
Dia 18 – 9h: Sala de Espera – Enfrentando o Câncer de Mama (relato de paciente), na Clisam.
Dia 19 – 15h: Palestra sobre Câncer de Mama na Coordenadoria da Mulher, com a técnica de radiologia Ana Carolina Chaxim Land.
Dia 20 – 8h: Sábado da Família na ESF Jardim América, Saúde da Mulher na ESF João de Barro e Dia da Saúde na UBS Greiss (coletas de exames, marcação de mamografia e testes rápidos).
Dia 22 – 9h: Sala de Espera – Prevenção Câncer de Mama, na Clisam.
Dia 23 – 14h: Conhecendo a maternidade do Hospital
Dia 24 – das 13h às 16h30min: Ação no Calçadão, com serviços de saúde e beleza, e Caminhada Rosa.
Dia 25 – 9h: Sala de Espera – Alimentação Adequada na Gestação, na Clisam.
Dia 27 – 8h: Outubro Rosa na ESF Bela Vista (coletas de exames, marcação de mamografia e testes rápidos).
14h: Chá das Vitoriosas, no Clube Sete de Setembro.
Dia 29 – 14h: Sala de Espera – Dicas da fisioterapia para prevenir a incontinência urinária, na Clisam.
Dia 30 – 14h: Sala de Espera – O Segredo é ser feliz!, na Clisam.
Dia 31 – 14h: Sala de Espera – Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, na Clisam.

Recent Posts