Caminhada do Outubro Rosa movimentou o Centro de Sapucaia do Sul!

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Calçadão de Sapucaia do Sul foi colorido de rosa na tarde desta quarta-feira,24 de outubro. As sapucaienses que estiveram no local tiveram acesso a muita informação, além de serviços de saúde e beleza, no evento alusivo ao Outubro Rosa. A atividade, que aconteceu das 13h às 16h30min e encerrou com uma grande caminhada, foi uma iniciativa da Prefeitura, através do Gabinete da Primeira-dama, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal Getúlio Vargas e Coordenadoria da Mulher.

Para chamar a atenção das sapucaienses para a importância da prevenção, o evento contou com orientações médicas, marcação de mamografias, serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, orientação nutricional e de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, destacou a importância da atividade. “A prevenção é fundamental, desde cedo. A partir dos 20 anos de idade, a mulher já deve realizar o autoexame. Precisamos conscientizar, e isso só acontece aliado à informação”, disse, lembrando ainda que o município tem realizado cirurgias mesmo sem repasse de verba dos governos do Estado e Federal.

Além das atividades com foco na saúde, o evento também teve espaço para a beleza. Ivete Teixeira Lopes, de 65 anos, aproveitou para renovar o visual com um corte de cabelo. “Venho todos os anos para o evento. É muito importante trabalhar a prevenção, e também cuidar do cabelo, unhas, maquiagem”, brincou. Já Dair Machado Souza, de 69 anos, entrou na fila da marcação de exames. “Gosto de participar. Quero ver se consigo marcar a mamografia também”, contou, acompanhada das colegas do Grupo Conviver.

O evento também contou com arrecadação de lenços, que serão doados para pacientes em tratamento do câncer, com apoio da Coordenadoria dos Clubes de Mães. O Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO), do Hospital Getúlio Vargas, marcou presença. “Estamos aqui como uma família. Estou no meu segundo tratamento, o primeiro fazendo parte do grupo, e é nota cem”, comentou a integrante Leandra Santos Ramos, de 46 anos.

Ao todo, 250 mamografias foram marcadas para os meses de novembro e dezembro, 174 pessoas consultaram a pressão e 76 fizeram avaliação nutricional. O evento também contou com 35 cortes de cabelo e 18 maquiagens. A Caminhada Rosa, que encerrou o evento, seguiu do Calçadão até a Prefeitura.

Desde o início do mês, diferentes atividades, como palestras, rodas de conversa, mutirão de ecografias mamárias, oferta de Teste Rápido e Citopatológico, estão sendo realizadas, diariamente. As Unidades Básicas de Saúde também estão realizando atividades diferenciadas para abordar a temática com as suas usuárias.

 

Texto e foto da capa: Comunicação da Prefeitura de Sapucaia do Sul

Recent Posts