O papel do CVV na prevenção ao suicídio

 In FHGV, Notícias

Criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2015, o mês Setembro Amarelo busca trazer o diálogo constante e a conscientização sobre suicídio. O Centro de Valorização da Vida é reconhecido como utilidade pública federal desde a década de 70. É uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa. Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 93 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br.

Dentro do CVV, existe o Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (GASS), destinado a pessoas próximas de alguém que cometeu o suicídio e àquelas que tentaram tirar a própria vida. Nas reuniões as pessoas são convidadas a sentarem em círculo, ouvirem histórias e, se quiserem, contar a sua.

Anildo Fernandes é voluntário e porta-voz do CVV e, segundo ele, o segredo do trabalho é a escuta. “Praticamos a escuta compreensiva. Permitimos que as pessoas falem de suas dores e seus sentimentos com compreensão, respeito, aceitação. Elas chegam e nós as acolhemos, convidamos a contar suas histórias. Muitas choram muito, outras revoltadas com os fatos”. Anildo afirma que o trabalho é bastante simples, mas muito importante. “Ao longo da caminhada eles começam a perceber a importância de desabafar. As pessoas abrem o seu coração. É gratificante para nós quando uma pessoa que frequentou o grupo durante meses diz que não irá mais pois conseguiu se superar e hoje está bem”.

A FHGV e o Setembro Amarelo

Desde o início do mês, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas vem abordando questões relativas ao Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio. Entre os dias 25 e 28, está programada uma semana especial para dar ainda mais relevância ao tema nas unidades administradas pela Fundação. O objetivo é desmistificar o preconceito em tratar sobre suicídio, e gerar condições para que as pessoas (familiares, amigos e colegas) possam ajudar umas às outras, identificando situações e tendo condições de auxiliar da melhor forma. Confira a programação completa aqui.

Recent Posts