Encontro do GRATO apresenta às pacientes os diversos sabores e aromas da culinária

 In FHGV, GRATO, Notícias

A reunião do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) deste mês abordou a nutrição. O papo com as pacientes em tratamento ao câncer do HMGV abordou os temperos e as várias formas de mudar o sabor das comidas. Mariane Damásio, nutricionista do HMGV, apresentou alguns tipos de temperos e explicou as variações de sabor e aroma que cada um pode dar ao alimento. “Sabemos que, durante as quimio e radioterapias, é difícil ver graça na comida, pois é natural perder o paladar, mas evidentemente não podemos deixar de comer. Então, é importante que variemos o sabor do alimento, para que a cada refeição seja um novo gosto, sem perder o prazer de comer”, explica.

De A a Z, passando pelos menos populares como curry, tomilho, sálvia, páprica e cardamomo, Mariane deu exemplos de como variar o paladar através de molhos, caldos e preparos diversos para diversificar a dieta das pacientes. Mariane encerrou sua apresentação incentivando as pacientes a verem a hora da alimentação como o momento de experimentar algo novo. “Trate os alimentos como trata as pessoas. Valorize as que te fazem bem e deixe de lado as que não fazem”.

Antes do já tradicional coffee break que encerra todas as reuniões do GRATO, a nutricionista explicou como preparar o sal temperado, que une diversos tipos de tempero em um só, minimizando o uso de sal. Cada paciente e acompanhante que participou da conversa levou para casa um saquinho com o sal.

O GRATO se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês, e a cada reunião é trazido um novo assunto. Nestes encontros, ocorrem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. As pacientes podem trazer acompanhantes para participar dos debates e, para encerrar cada encontro, é proposto um coffee break com lanches trazidos pelas pacientes.

O grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social.

Recent Posts