Atividade do Agosto Dourado orienta pacientes na fila de espera da Clisam

 In CLISAM, FHGV, Notícias

Na tarde desta terça-feira (21), a Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) realizou mais um evento alusivo ao mês da Amamentação, o Agosto Dourado. Na ocasião, a enfermeira Maristela Peixoto, junto aos estudantes de enfermagem da Feevale, conversou com mães e pais sobre amamentação, as melhores maneiras de fazer e, principalmente, como não fazer. “Mamães, evitem apertar o seio. Se estiver de sutiã na hora de amamentar, abaixem ele, não levantem. Levantando, vocês estão obstruindo a passagem do leite, e, assim, o bebê cansa e dorme sem ter mamado o suficiente”, ressalta Maristela.

Shaiana Lima Moraes Prestes, 29 anos, espera duas meninas e esteve presente na atividade com o esposo Gilnei. O novo papai pode conhecer um pouco da experiência de amamentar através de um colete com mamas. Maristela orientou e explicou como deveria ser feito o processo e destacou a importância da presença e auxílio dos papais. “Amamentar não é fácil. Doi, pesa, cansa. Imaginem fazer isso sendo mãe de primeira viagem e, muitas vezes, com o corte da cesárea”.

Junto com a Semana do Aleitamento Materno e o Dia Mundial da Amamentação, o Agosto Dourado, instituído em 2017, tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, único alimento que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, pois contém proteínas e anticorpos que o nutrem e o protegem. O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Recent Posts