Vem aí o aniversário de 1 ano de reinauguração da Clisam

 In CLISAM, FHGV, Notícias

No próximo dia 12, a Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) da FHGV comemora 1 ano de reinauguração, e quem receberá os presentes serão as grávidas que participam do grupo de apoio. Estão previstas palestras, maquiagem e muita música. A programação começa às 13h, na sede da Clisam (Rua José de Alencar, s/nº, bairro Piratini).

Haverá três palestras: na sala de reuniões ocorre uma conversa sobre Amamentação, ministrada pela enfermeira Zenahya Chagas e a técnica de enfermagem Cristiane Abade. Na sala 4, a enfermeira Maristela Peixoto, junto com alunos da graduação da Feevale, falará sobre cuidados com o recém-nascido e, na sala de estudo, a aluna Eliana Siqueira, da Feevale, fará pintura na barriga das futuras mamães. Também haverá um espaço dedicado à beleza das mulheres, com maquiagem e dicas.

Já na sala de espera, as mamães poderão assistir a uma palestra sobre autoestima, também ministrada pela enfermeira Maristela Peixoto junto aos alunos de graduação da Feevale. A música ficará a cargo de Ronaldo Bastos Brusch, da Feevale, que fará uma serenata. Haverá, também, distribuição de brindes, doados pelos grupos de mães Cecília Meireles e Madre Paulina.

Com gestão compartilhada entre a FHGV e a Secretaria Municipal de Saúde, a Clisam foi reformada recentemente, tornando-se mais espaçosa e acolhedora. Um novo consultório médico e uma sala de esterilização foram criados e a área de espera foi ampliada. A clínica também recebeu nova pintura. Além das mudanças estruturais, um sistema de prontuário eletrônico foi instalado, permitindo o compartilhamento de dados das usuárias vindas da rede básica de saúde e do próprio Hospital Getúlio Vargas.

O objetivo da Clínica é oferecer cuidado multiprofissional e recursos adequados às usuárias do SUS que são identificadas pela Atenção Básica e pela Central de Regulação do município. Na Clisam são realizados atendimentos a gestantes de alto risco (ou que necessitem de avaliação especializada) e às demais questões relacionadas à saúde da mulher.

Recent Posts