Aniversário da Clisam traz palestras, cuidados pessoais e muita música

Categorias: CLISAM, Fundação, Notícias

Nesta terça-feira (12), a Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) completou um ano de sua reinauguração. No evento, que ocorreu em sua sede, a Clisam ofereceu às pacientes palestras, maquiagens e pinturas na barriga das mamães e muita música. O foco dos debates se deu em três assuntos: cuidados com o recém-nascido, amamentação e autoestima, onde as mamães puderam ouvir especialistas e sanar dúvidas frequentes. Ronaldo Bastos Brusch, graduando de Enfermagem na Feevale, fez uma serenata às mulheres e familiares que participaram das atividades.

USUÁRIAS SATISFEITAS

Vanessa da Silva, que está curtindo as últimas semanas de gravidez, esteve presente. “Fui surpreendida positivamente com essas atividades e achei muito legal. Participei do início da palestra e só não permaneci porque tinha outro compromisso”. Júlia Vitória Siqueira Dias, de 18 anos, gestante de 6 meses, hoje teve sua barriga pintada para fotos que eternizam a espera da Maria Alice. “É tudo ótimo aqui. Eu frequento e faço pré natal aqui desde que descobri a gravidez. A gente se sente acolhida desde o primeiro atendimento”.

A coordenadora da Clisam, Zenahya Chagas, confessa que, desde a reinauguração, sente que as pacientes estão mais próximas da equipe. “Vemos uma melhora crescente e esperamos que ela persista nos próximos anos de Clisam. Através da pesquisa de satisfação que costumamos fazer, a gente percebe que as usuárias estão bem satisfeitas”.

Também participaram do evento, além da equipe da Feevale, os Clubes de Mães Cecília Meirelles e Madre Paulina, que realizaram doações de roupas e produtos para as mamães e bebês, além de sorteios de brindes.

MAIS ESPAÇO E ACOLHIMENTO

Desde a reinauguração da Clisam, em 2017, a clínica tornou-se mais espaçosa e acolhedora. Um novo consultório médico e uma sala de esterilização foram criados e a área de espera foi ampliada. A clínica também recebeu nova pintura. Além das mudanças estruturais, um sistema de prontuário eletrônico foi instalado, permitindo o compartilhamento de dados das usuárias vindas da rede básica de saúde e do próprio Hospital Getúlio Vargas.

E as melhorias na Clisam trazem muitos frutos. Foram 12.013 atendimentos realizados de junho de 2017 até final de maio de 2018, entre consultas e exames nos segmentos de obstetrícia, ginecologia geral e cirúrgica, enfermagem, nutrição e ecografia.

O objetivo da Clínica é oferecer cuidado multiprofissional e recursos adequados às usuárias do SUS que são identificadas pela Atenção Básica e pela Central de Regulação do município. Na Clisam são realizados atendimentos a gestantes de alto risco (ou que necessitem de avaliação especializada) e às demais questões relacionadas à saúde da mulher

Recent Posts