Promoção à saúde marca o Dia Internacional da Mulher na FHGV

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

A busca pela prevenção a doenças sexualmente transmissíveis foi destaque no Dia Internacional da Mulher, na quinta-feira (8), na sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Durante o turno da manhã, as trabalhadoras tiveram a oportunidade de fazer o teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aplicado pela equipe da Clínica de Saúde da Mulher. Segundo a enfermeira e coordenadora e da Clisam, Zenahya dos Santos Custódia, garantir o teste para as mulheres em seu local de trabalho é uma forma de facilitar o acesso ao cuidado. “Devido aos números elevados de HIV e outras doenças, em Sapucaia do Sul, estamos reforçando a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis “, salientou.

Acompanhada de seus alunos de Graduação em Enfermagem na FEEVALE, a enfermeira Maristela Peixoto, apresentou dados relevantes sobre o índice de doenças sexualmente transmissíveis em Sapucaia do Sul: De 2014 a 2017, foram constatados 458 casos de HIV; 69 casos de HIV em gestantes; 42 casos em crianças expostas ao HIV; 69 casos de HIV em gestantes; e 619 casos de sífilis.

A trabalhadora da FHGV, Tyene Peterline, considerou positiva a ação do Dia da Mulher. “Fazer o teste aqui na Fundação é mais prático e acessível”, disse. “Celebrar esta data é marcante para nossa valorização profissional e nossa posição na sociedade.”

Recent Posts