Descarte de Resíduos é pauta de capacitação nesta quinta-feira (15)

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Dentro do Programa de Educação Permanente e Continuada da FHGV, ocorre nesta quinta-feira (15) uma capacitação sobre “Descarte de Resíduos”, em dois horários (14h e às 21h), na UCI do Hospital Municipal Getúlio Vargas. A atividade faz parte da implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que trata das ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, corresponde às seguintes etapas: segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.

Conforme a palestrante e enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar do HMGV, Ana Paula Monteles, as capacitações preparam os trabalhadores da assistência e das áreas administrativas para uma correta manipulação e gestão dos resíduos. “Um gerenciamento adequado dos RSS é fundamental para a manutenção da saúde da nossa equipe, além da preservação ambiental”, disse. “A atividade é aberta a todos os funcionários do Hospital, que além atualizarem seus conhecimentos, podem propor novas ideias e sugestões ao Plano.”

As capacitações de “Descarte de Resíduos” ocorrem desde o dia 12 de março, sendo oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite. A próxima acontece no dia 28 de março, direcionada aos profissionais da FHGV e algumas áreas administrativas do HMGV.

De acordo com a chefe de Desenvolvimento da FHGV, Ana Paula Souza, a proposta  é promover a prática de ensino-aprendizagem. “Visa a produção de conhecimentos no cotidiano dos trabalhadores, a partir da realidade vivida, solucionando problemas de rotina do dia a dia e as experiências desses atores como base de interrogação e mudança nos processos de trabalho”, salientou.

Recommended Posts