Profissionais da FHGV apresentam Projetos Aplicativos dos Cursos promovidos pelo Hospital Sírio Libanês

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Vinte trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas apresentaram, na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da instituição, os Projetos Aplicativos desenvolvidos nos Cursos de Especialização em Preceptoria no SUS e Preceptoria Médica no SUS, Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e Gestão de Programas de Residência no SUS. A atividade teve a participação do diretor geral interino da FHGV, Leandro Barcellos, da diretora de Atenção à Saúde, Juliane Dias, do diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alex Borba dos Santos, e da coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios (URPE), Carolina Santanna.

Os cursos foram desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP/HSL, projetos vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI -SUS.

Também acompanharam a atividade o autor e coordenador dos cursos do Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Everton Soeiro, a gestora de Aprendizagem do IEP/Sírio Libanês, Maria Letícia Machri de Plegrini, a facilitadora dos cursos de Preceptoria do SUS, Marta Orofino, a assessora pedagógica dos Cursos de Graduação da Unisinos, Priscila Provin, e a professora e coordenadora do Curso de Enfermagem da Unisinos, Vânia Schneider.

O diretor geral interino da FHGV, Leandro Barcellos, agradeceu a dedicação dos profissionais da FHGV que apresentaram os Projetos Aplicativos. “São ferramentas importantes não apenas na formação teórica, mas na aplicabilidade deste conhecimento no cuidado dos usuários do SUS”, salientou.

Everton Soeiro destacou “que as iniciativas de educação e intervenção são eixos de apoio para que os participantes construam intervenções em suas realidades”. “Nossa intenção com estes cursos é qualificar o cuidado no SUS”, completou.

Socialização de trabalhos

Durante a atividade de socialização, foram apresentados os seguintes Projetos Aplicativos: “Criação de Espaços de Reflexão e Troca de Saberes sobre os Limites e Potências da Rede de Atenção em Saúde no município de Sapucaia do Sul entre os atores envolvidos (gestão, trabalhadores, docentes, alunos e usuários)”, pela Dra. Lucia Takimi; “Planejamento Político Pedagógico como Instrumento para Reestruturação e Consolidação da Residência Médica da FHGV como Formadora para o SUS”, pelo Dr. Rafael Ramon; “Construindo um currículo de Residência Médica baseado em perfil de competência no Hospital Municipal Getúlio Vargas – Sapucaia do Sul”, pela coordenadora da URPE, Carolina Santanna; “Fortalecendo a segurança do paciente no Hospital Municipal de Sapucaia do Sul, pelo Dr. Marcelo Bitelo; “Uma nova estratégia para fortalecer a cultura da segurança do paciente frente ao protocolo de higiene das mãos na UTI adulto do Hospital Tramandaí”, pela farmacêutica, Luciana Schilling.

Recommended Posts