GRATO faz confraternização de encerramento do ano

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Balões coloridos com palavras manifestando sentimentos foram soltos no ar durante a última reunião do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do Hospital Municipal Getúlio Vargas, realizada na tarde desta terça-feira (19), no auditório da FHGV. A dinâmica do encontro teve clima de confraternização, com direito a amigo secreto e um coquetel preparado pelas participantes.

Maria Regina Jesus Maciel, técnica de enfermagem há 33 anos no HMGV, teve um diagnóstico de câncer de mama em 2011 e recebeu alta do tratamento em fevereiro deste ano. Ela participa do Grupo desde o início e agora está acompanhando a irmã, que faz tratamento de câncer no HMGV. “O GRATO é maravilhoso. Foi uma forma que encontramos para tirar minha irmã de casa e ter mais motivação para enfrentar esta doença”, disse.

Pela primeira vez como participante da reunião do Grupo, a técnica de enfermagem Maristela Rocha Muniz, demonstrou satisfação com o acolhimento das colegas. “É um trabalho valioso, que leva alegria para as pessoas”, falou.

A técnica de enfermagem e uma das idealizadoras do GRATO, Maria Lúcia de Souza Almeida, agradeceu os usuários, familiares, à equipe multiprofissional e demais trabalhadores pela dedicação durante o ano de 2017.

Para o médico do Setor de Imagem, Guilherme Cecin, o GRATO tem sido um canal de aproximação dos usuários em tratamento de câncer com a equipe multiprofissional. Ele destacou que, “além do tratamento terapêutico, o Grupo preencheu uma lacuna importante, que é o apoio psicossocial”.

O GRATO conta com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. A reuniões são mensais e acolhem mais de 40 pessoas.

Recommended Posts