Trabalhadores da FHGV apresentam Projeto Aplicativo em Preceptoria na Escola de Saúde Pública do RS

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Um grupo de trabalhadores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas apresentou, na manhã desta terça-feira (7), o Projeto Aplicativo para o Curso de Especialização “Preceptoria em Residência Médica e Preceptoria no SUS”, na Escola de Saúde Pública do RS. O Curso é promovido pelo Hospital Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria Estadual de Saúde e da ESP.

O grupo da FHGV foi formado pelo diretor geral, Juarez Verba, a diretora de Atenção à Saúde, Juliane Dias, os médicos Rafael Ramon Rosa e Fábio Baiocco, a psicóloga Tatiane Severo, a assistente social Simone Santos, o fisioterapeuta Rodrigo Ferreira e a assessora da URPE, Ana Paula Souza. A equipe apresentou o Projeto Aplicativo: Planejamento Político Pedagógico como Instrumento para Reestruturação e Consolidação da Residência Médica da FHGV como Formadora para o SUS.

Durante a apresentação, Fábio Baiocco e Rafael Ramon destacaram a importância da capacitação de preceptores para atuarem nos Programas de Residência Médica da FHGV, preparando médicos para trabalharem no SUS, observando a gestão e os recursos financeiros. Defenderam ainda, a criação de um núcleo estruturante multiprofissional para fomentar a Residência Médica da instituição.

Segundo a coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios (URPE), Carolina Santanna, o PRM surgiu do sonho do diretor Juarez Verba em expandir a área de atuação da FHGV incluindo o ensino. “Temos o desafio de formar profissionais e massa crítica para avançar na qualificação dos Programas de Residência Médica”, disse. “Para 2018, estamos organizando Oficinas de Trabalho para promover a discussão sobre o modelo educacional da Fundação e a construção dos currículos por área.”

De acordo com o diretor da FHGV, Juarez Verba, o SUS ganha com a qualificação dos preceptores que atuam na saúde pública. “Parabéns aos nossos médicos que apresentaram este Projeto Aplicativo. A iniciativa contribui para a construção de um sistema de saúde universal como direito básico da população”, manifestou.

Presenças de destaque na cerimônia    

O ato de abertura teve a presença da facilitadora do Curso e representante do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Marta Orofino; da representante da Secretaria de Saúde de Porto Aelgre, a médica Diane Moreira do Nascimento; a diretora adjunta do Departamento de Ações em Saúde, Rebel Zambrano Machado; e a diretora da Escola de Saúde Pública, Teresinha Valduga Cardoso.

O curso de especialização tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde que atuam como  preceptores para programas educacionais desenvolvidos em serviços do SUS, a fim de ampliar  a qualidade, o acesso e a integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde.

Recommended Posts