Palestras marcam o Novembro Azul do HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Em atividade alusiva ao Novembro Azul, com o objetivo principal de estimular a prevenção ao câncer de próstata, o Hospital Municipal Getúlio Vargas promoveu duas palestras na manhã desta quarta-feira (29) sobre a saúde do homem. Na abertura do evento, a diretora do HMGV, Loredi Becker, ressaltou a importância de cada pessoa valorizar o tema e, sempre que possível, conversar a respeito com os familiares. O coordenador da Linha Adulto do Hospital, Rodrigo Mengue, um dos organizadores das atividades, também deu as boas vindas aos participantes.

A primeira palestra foi do urologista Luciano Ery Oliveira, que falou sobre o Diagnóstico do Câncer de Próstata. Inicialmente, explicou a localização e a função da próstata. Em seguida, abordou as doenças causadas, os fatores de risco e a importância da realização dos exames: “O grande desafio é se ter o diagnóstico precoce e periódico, que amplia significativamente as chances de cura”, disse ele. Atualmente, o câncer de próstata tem a segunda maior incidência entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. As regiões sudeste e sul são as que mais revelam casos da doença.

Entre os fatores de risco, a idade, o histórico familiar, a raça negra, obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares (gordura animal é bastante nociva). A indicação é de que os homens façam exames como PSA (sangue), ecografia e toque. Havendo suspeita, faz-se uma biópsia. Segundo Luciano, se o tumor for identificado ainda na próstata, a cirurgia pode curar. Se já estiver fora, o paciente seguirá o tratamento que lhe for indicado.

Saúde do Homem

“Pensar na saúde do homem é pensar na vulnerabilidade social”. A frase do coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul, Leonardo Piovesan, foi um bom resumo da palestra por ele proferida, sobre Fluxo de Acesso na Rede Municipal de Saúde. Entre as abordagens principais, Leonardo explicou que a saúde do homem não é um assunto exclusivo do homem, mas diz respeito a toda a família.

Rodrigo também mostrou dados sobre atendimentos, falou das causas de mortalidade em Sapucaia do Sul (doenças e fatores externos), e indicou onde a população pode procurar apoio na área da saúde, sobretudo através da Rede Municipal (CAPS, UBS, Postos de Saúde…).

O aposentado Luís Carlos Ribeiro dos Santos, que frequentemente participa de rodas de conversa no seu Posto de Saúde (Silva), esteve presente no auditório da FHGV e gostou das atividades: “Foram palestras importantes e bastante ilustrativas”, disse ele. “Precisamos combater essa resistência e esse preconceito que muitos homens ainda carregam sobre esse assunto”.

Recent Posts