Médicas da FHGV e da Secretaria Municipal de Saúde apresentam Projeto Aplicativo na Unisinos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Residência Médica

As médicas Adriana Trein (Fundação Hospitalar Getúlio Vargas), Klegen Bastos e Lúcia Takimi (Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul) apresentaram, na manhã desta quarta-feira (22), o Projeto Aplicativo do Curso de Preceptoria Médica no SUS. O Curso é promovido pelo Hospital Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria Estadual de Saúde e da ESP.

A atividade foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira, pelo diretor geral da FHGV, Juarez Verba, pela coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios da Fundação, Carolina Santanna, pelo secretário adjunto de Saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, e pela gestora de Aprendizagem do Sírio Libanês, Mara Quaglio Chirelli.

Com orientação da facilitadora Fátima Barros Plein, o grupo apresentou o Projeto Aplicativo: Criação de Espaços de Reflexão e Troca de Saberes sobre os Limites e Potências da Rede de Atenção em Saúde no Município de Sapucaia do Sul entre os atores envolvidos (gestão, trabalhadores, docentes, alunos e usuários).

Segundo avaliou a médica Adriana Trein, que também é presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas, “o curso foi produtivo porque trouxe metodologias ativas para facilitar o aprendizado de forma mais ampla para contribuir com a formação integral do residente.”

Juarez Verba parabenizou as médicas pelo projeto. “Trata-se de um trabalho importante que pode ajudar a superar as dificuldades de integração entre os níveis de cuidado da Rede de Atenção Básica de Saúde do Município”, considerou.

Carolina Santanna reforçou a importância do projeto.”Foram apresentadas propostas consistentes e compatíveis. A FHGV tem investido em iniciativas educacionais, aplicando as metodologias ativas nos Programas de Residência Médica”, disse.

Recommended Posts