Encontro do GRATO avalia 2017 e projeta 2018

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Depois de comemorar seu primeiro aniversário durante a programação do Outubro Rosa, o Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do HMGV voltou a se reunir nesta terça-feira (28) no auditório da Fundação. O encontro teve como pauta principal uma reflexão sobre as atividades de 2017. Ao mesmo tempo, deu destaque ao que o Grupo almeja para 2018. “Foi uma oportunidade para que as pessoas avaliassem o trabalho desenvolvido e ajudassem a construir, com dicas e sugestões, os temas e atividades para 2018”, disse a assistente social Simone Santos, que faz parte da equipe multidisciplinar que trabalha junto ao GRATO.

Nesta reunião de novembro, as pessoas formaram um círculo, fizeram as respectivas apresentações e contaram um pouco de suas relações com a doença. Vale lembrar que o GRATO nasceu a partir da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e a seus familiares. A cada encontro, cerca de 30 pessoas participam das conversas, palestras e dinâmicas coletivas. Aos poucos o Grupo foi se entrosando. Agora, para 2018, a construção das pautas está sendo debatida por todos os integrantes.

No dia 19 de dezembro acontecerá o encontro de encerramento das atividades do GRATO em 2017. Para tanto, está sendo organizada uma confraternização com direito a amigo secreto, alegria e muita esperança. “Queremos que em 2018 o GRATO continue passando sua mensagem positiva, congregando as pessoas e dando cada vez mais sentido à vida”, concluiu a técnica de enfermagem (e uma das idealizadoras do Grupo) Maria Lúcia de Souza Almeida.

Recent Posts