Clisam realiza roda de conversa no Dia da Prematuridade

 In FHGV, Notícias

Internacionalmente, 17 de novembro é lembrado como o Dia da Prematuridade. Faz parte do Novembro Roxo, mês em que o cuidado com os bebês prematuros ganha destaque. Na Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) de Sapucaia do Sul, a data foi marcada com a tradicional Sala de Espera, onde as futuras mamães participam de uma roda de conversa para tratar sobre determinados temas. “Através desses encontros conseguimos, de maneira informal, nos aproximar das gestantes, oferecendo orientações e dirimindo dúvidas”, diz a coordenadora da Clínica, Zenahya dos Santos Custódia Chagas.

Durante a tarde do dia 17, diversos grupos de gestantes (algumas acompanhadas) eram formados para esse bate-papo descontraído. Entre os temas abordados, a alimentação correta, informações sobre o banho do recém-nascido e outros cuidados a serem observados. Segundo Zenahya, 30% das gestantes que fazem acompanhamento na Clisam têm diabetes, uma das causas da prematuridade. “Procuramos falar da importância de se ter o controle dos fatores que causam ou podem causar o nascimento de um bebê prematuro”.

Entre uma roda de conversa e outra, foram sorteados seis travesseiros em forma de bonequinha, batizados de Naninha. Foram mimos doados pelo Clube de Mães Cecília Meireles, que usualmente ajuda as mulheres atendidas pela Clínica. Na próxima semana, segunda e sexta-feira, essa roda de conversa será repetida para que mais gestantes possam ser beneficiadas.

Recent Posts