Campanha de Higienização de Mãos conscientiza trabalhadores na FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Por iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, foi realizada mais uma Campanha de Higienização de Mãos voltada aos trabalhadores da instituição. Conforme a enfermeira do SCIH, Ana Monteles, a ação teve o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de higienizar as mãos, a fim de reduzir a transmissão de infecções proporcionando segurança para trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.

Durante a Campanha foi feita uma dinâmica, utilizando uma caixa com luz negra no interior e aberturas na laterais para colocar as mãos e, na parte superior, para observação. Os participantes foram orientados a fazer a higienização das mãos usando o luminol, que iluminou as áreas atingidas.

“Com a prática, foi possível perceber algumas falhas na higienização, pois as regiões iluminadas representam as áreas não higienizadas, mesmo assim podemos considerar os resultados da dinâmica positivos”, avaliou a enfermeira. “Foi um momento propício para conscientização dos trabalhadores. A higienização das mãos é fundamental no cuidado com os pacientes e faz parte de uma prática de saúde ocupacional.”

A campanha seguiu as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. O SCIH pretende oferecer mais treinamentos periódicos para reforçar esta prática.

Recommended Posts