Reunião de planejamento familiar da Clisam faz referência ao Outubro Rosa

 In CLISAM, FHGV, Notícias

O encontro de planejamento familiar promovido pela Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) de Sapucaia do Sul teve um momento de sensibilização sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, na manhã desta terça-feira (10). A iniciativa foi realizada no auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, que administra a Clisam. Estiveram presentes casais e demais usuários da rede municipal de saúde que pretendem fazer laqueadura ou vasectomia.

Conforme destacou a coordenadora da Clínica, Zenahya dos Santos Custódia Chagas, é fundamental aproveitar todos os espaços para garantir o acesso das pessoas às informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem grande incidência no Estado.”A Clisam é referência para as mulheres de Sapucaia do Sul, por isso reforçamos a conscientização e a necessidade dos exames preventivos”, disse.

O tema foi apresentado pela enfermeira Maristela Peixoto, que é professora do curso de Enfermagem da FEEVALE. “Reduzir a mortalidade pelo câncer de mama só se consegue com prevenção”, salientou.

Planejamento Familiar

Zenahya explicou que o planejamento familiar da Clisam tem beneficiado mais de 40 usuários por mês. “Conseguimos este resultado positivo, reduzindo o tempo de espera para a execução do procedimento, que fica em torno de 30 dias. Estamos recuperando a demanda reprimida”, destacou.

Mãe de um casal de filhos, Aline da Silva, deseja fazer laqueadura. “Tive problema nas duas gestações. Depois coloquei o DIU e não me adaptei. Agora estou aguardando a laqueadura”, falou.

Pai de cinco filhos, Juliano Frederyk Ribeiro, quer fazer vasectomia. “Minha companheira não pode mais ter filhos e não se adapta com os métodos contraceptivos, então decidi fazer este procedimento”, manifestou.

Recommended Posts