UPA de Sapucaia do Sul completa seu primeiro ano com mais de 63 mil atendimentos

 In FHGV, Notícias, UPA Sapucaia

Aberta no dia 23 de setembro de 2016, a Unidade de Pronto Atendimento 100% SUS de Sapucaia do Sul completou seu primeiro aniversário, totalizando mais de 63 mil atendimentos. Para comemorar a conquista, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas organizou, na manhã da terça-feira, dia 26, um evento simbólico, com a presença de autoridades estaduais e municipais, usuários e representantes da comunidade.

Atualmente, a Unidade conta com 116 trabalhadores, sendo 29 médicos, 10 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e 44 profissionais das demais categorias. Além do atendimento de urgência e emergência, a UPA oferece serviços de enfermagem, raios-x e coleta para exames de análises clínicas. Em pesquisa interna de satisfação, realizada no mês de agosto, 99,09% dos entrevistados, questionados se voltariam a Unidade para novo atendimento, responderam afirmativamente.

VALORIZAÇÃO DO ESFORÇO PÚBLICO

A importância desse e de outros percentuais de satisfação foi um dos temas da fala do diretor geral da FHGV, Juarez Verba, que lembrou o protagonismo do ex-prefeito Vilmar Ballin e do então secretário de Saúde José Wink para que a UPA fosse criada. Verba também cumprimentou o atual prefeito, Dr. Luis Rogério Link, e o secretário de Saúde, Neio Lúcio Pereira, pela decisão de manter a Unidade e consolidá-la como instituição fundamental de prestação de serviço de saúde pública para Sapucaia do Sul e municípios vizinhos.

O prefeito Dr. Link se disse satisfeito, como prefeito e médico, em manter o serviço da UPA para a população, sobretudo com os atuais índices de satisfação. Fez questão de homenagear os ex-prefeito Vilmar Ballin e o ex-secretário de Saúde José Wink, convidando-os para subirem ao palco para receberem os aplausos do público presente.

O secretário de Saúde do município, Neio Lúcio Pereira, lembrou que o atual governo representa continuidade de um trabalho de fortes investimentos em saúde pública, que a estrutura encontrada é invejável, mas que o congelamento e até mesmo os cortes de recursos pelos governos federal e estadual trarão dificuldades. O presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Nelson Brambila, lembrou que a Câmara recebe constantes elogios à UPA e que a saúde de Sapucaia é um exemplo para outros municípios.

GRUPO CONVIVER E CLUBES DE MÃES

Cerca de 100 pessoas, incluindo representantes do Grupo Conviver e dos Clubes de Mães, estiveram presentes no evento de comemoração do primeiro aniversário da UPA. Todos ajudaram a entoar o canto de Parabéns e celebrar a festa com fatias de bolo. “Foi muito importante para nós termos a oportunidade de estar aqui, participando deste evento, pois as integrantes do nosso Grupo são usuárias da UPA e precisam estar por dentro de como ela funciona, qual a sua estrutura e até mesmo como é financiada”, disse a professora de terceira idade do Grupo Conviver, Luciana Rocha.

Outra atração da festa foi a exposição de trabalhos dos usuários da Unidade de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas, que mostravam o sentido da vida, em alusão ao Setembro Amarelo, que simboliza a prevenção ao suicídio.
HABILITAÇÃO ENCAMINHADA

Com investimento de R$ 3,6 milhões, compartilhado entre União, Estado e Município, a UPA de Sapucaia do Sul segue um processo de aperfeiçoamento e de constante evolução na prestação de serviços à comunidade. Durante este primeiro ano, os custos foram arcados pela Prefeitura de Sapucaia do Sul. Agora, após vistoria do Ministério da Saúde, a habilitação da Unidade já foi encaminhada, o que importará para o município uma economia de ao menos 50% dos valores hoje investidos, que ficarão a cargo dos governos federal e estadual.

ÍNDICES DE SATISFAÇÃO

Em agosto de 2017, a UPA apresentou 5.433 atendimentos. Desses, 87,06% são de público adulto e 12,94% de público infantil. Na pesquisa interna de satisfação, ao responderem se suas necessidades haviam sido atendidas, 99,02% responderam que sim. A qualidade de atendimento médico, entre bom e ótimo, foi aprovada por 99,09% dos entrevistados. O aprovação do atendimento da equipe de enfermagem ficou em 99,97%. No mesmo mês de agosto, 12,55% dos atendimentos foram de usuários provenientes de outros municípios

Recent Posts