Técnicos de enfermagem do HMGV apresentam Trabalho de Especialização Técnica em Emergência e Urgência

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Os técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Diego Soares e Andrea Gil, apresentaram na manhã desta sexta-feira (29), o trabalho de conclusão do Curso de Especialização Técnica em Emergência e Urgência, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde. O curso tem uma carga horária de 360h e foi viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde do RS. Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde do Trabalhador e Qualificação Profissional, Tatiane Severo, a especialização é mais uma iniciativa da instituição para aprimorar o trabalho da equipe de enfermagem.

A temática escolhida pelos técnicos de enfermagem foi a Escala de Glasgow, que avalia o nível de consciência  das pessoas que estão em coma devido a um trauma. Conforme explicam os profissionais, esta escala facilita a comunicação entre a equipe de enfermagem. Eles também salientam que o principal objetivo da escala de coma é auxiliar o médico na avaliação do tipo de conduta clínica que deve ser utilizado no cuidado ao usuário.

A técnica de enfermagem Andrea demonstrou grande satisfação com os conhecimentos adquiridos no curso. “Foi ótimo para nós que trabalhamos na emergência. Os médicos nos cobram a necessidade de trabalharmos juntos com mais domínio dos procedimentos. Com a qualificação profissional temos condições de atender melhor”, destacou.

Para o técnico de enfermagem Diego a especialização foi benéfica. “Além de aprimorar nossos conhecimentos, o curso traz um retorno direto para o HMGV, pois qualifica o trabalho da equipe”, disse.

Mais especializações para os técnicos do HMGV

“Esta especialização foi importante porque proporciona o engajamento dos técnicos na busca do conhecimento. Quando temos um técnico qualificado, temos uma assistência qualificada e o nosso usuário também é beneficiado com o um bom atendimento”, avaliou o responsável técnico de enfermagem do HMGV, Tiago Plá Pereira.

O mesmo trabalho será apresentado hoje (15h, no auditório da FHGV) para os trabalhadores do turno da tarde. Mais uma equipe do HMGV está participando de turmas do curso de especialização em Emergência e Urgência e Intensivismo. Tiago Plá reforça que em breve terão mais cursos, portanto ainda há oportunidades para os interessados.

Recommended Posts