Prevenção do suicídio é tema de palestra na FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Observar os sinais que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio foi a dica do psicólogo Vinicius Tonollier durante palestra do Setembro Amarelo, realizada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da FHGV. O evento, organizado pela Unidade de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas, contou com a presença de trabalhadores das áreas administrativa e assistencial da instituição.

De acordo com Vinicius, entre os fatores de risco do suicídio estão a depressão, esquizofrenia, transtorno de humor, aspectos psicológicos, isolamento, baixa autoestima, ansiedade, sentimento de vazio, desemprego e doenças graves. “Precisamos estar atentos e ter mais sensibilidade aos sinais de sofrimento. Não devemos menosprezar o comportamento e a fala de quem está pensando no suicídio”, salientou. “Manifestações verbais de esgotamento, falta de limite e muita tristeza são motivos de alerta.” Como tratamento e prevenção, o psicólogo sugere o apoio familiar e social e o tratamento com um profissional.

A diretora hospitalar do HMGV, Loredi Becker, alertou os trabalhadores sobre um indicativo apresentado na palestra: O risco de suicídio dentro dos hospitais. “É importante estarmos atentos a esta situação para preveni-la”, disse.

Segundo o coordenador da Unidade de Saúde Mental, Luis Afonso B. Cabral, o suicídio deve ser comentado sempre na linha da prevenção. “Conseguimos atingir nosso objetivo com esta palestra, porque reunimos os trabalhadores da assistência e do setor administrativo, conscientizando os dois públicos”, manifestou.

Para a atendente de nutrição do HMGV, Claudete Stanguerlin, falar sobre o suicídio é imprescindível. “Já conversei com muitas pessoas com pensamentos depressivos e sempre procurei ajudar. Não podemos subestimar o sofrimento das pessoas, por isto que achei bem interessante participar desta palestra”, considerou.

Recommended Posts