O que você precisa saber sobre o Setembro Amarelo

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Setembro Amarelo marca mundialmente a prevenção do suicídio, que vem afetando a muitas pessoas. Nesta matéria, Luís Afonso B. Cabral, enfermeiro, coordenador da Unidade de Saúde Mental do HMGV, especialista em saúde pública, e com MBA Executivo em Gestão Hospitalar, destaca algumas questões que podem ajudar a pessoas, amigos e familiares próximos de quem possa ter a intenção de tirar a própria vida.

 

Fatores relacionados ao suicídio

Sociodemográficos: sexo masculino – faixas etárias entre 15 e 35 anos e acima de 75 anos – residentes em áreas urbanas – desempregados (principalmente perda recente do emprego) – aposentados – isolamento social – solteiros ou separados – migrantes.

Psicológicos: perdas recentes – perdas de figuras parentais na infância – dinâmica familiar conturbada – datas importantes – reações de aniversário – personalidade com traços significativos de impulsividade, agressividade, humor variável.

 

Sinais que indicam risco 

Inabilidade para se relacionar com a família e amigos, pouca rede social – comportamento retraído – doença psiquiátrica – alcoolismo – ansiedade ou pânico – mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia – mudança no hábito alimentar e de sono – tentativa de suicídio anterior – odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha – uma perda recente importante – morte, divórcio, separação – história familiar de suicídio – desejo súbito de concluir os afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento – sentimentos de solidão, impotência, desesperança – cartas de despedida – piora de doença física crônica, limitante ou dolorosa – menção repetida de morte ou suicídio

 

Como ajudar a pessoa sob risco de suicídio

Escolher um lugar adequado, onde uma conversa tranquila possa ser mantida com privacidade razoável – Reservar o tempo necessário. Pessoas com ideação suicida usualmente necessitam de mais tempo para deixar de se achar um fardo – Ouvir efetivamente. Conseguir esse contato é por si só o maior passo para reduzir o nível de desespero suicida.

 

Estabelecimento de vínculo de confiança

Estabelecer um vínculo que garanta a confiança e a colaboração do paciente, pois este pode ser um momento em que ele se encontra enfraquecido, hostil e nem sempre está disposto a colaborar – Respeitar a condição emocional e a situação de vida que o levou a pensar sobre suicídio, sem julgamento moral, em uma atitude de acolhimento – Evitar que idosos fiquem sozinhos em datas marcantes como aniversário, morte de ente familiar, pois são momentos que servem de gatilho para pensamentos destrutivos.

 
Participe das atividades do Setembro Amarelo no HMGV

Dia 19 de setembro: Segue a exposição itinerante Mentes Abertas Pela Vida, desta vez na entrada do Ambulatório.
Dia 20 de setembro: A exposição itinerante Mentes Abertas Pela Vida estará no corredor do Refeitório do HMGV.
Dia 21 de setembro: No auditório da Fundação, às 9h30, palestra intitulada Setembro Amarelo: Atenção na Prevenção do Suicídio, ministrada pelo psicólogo Vinícius Tonollier Pereira, Mestre em Psicologia Social e Institucional, professor do Curso de Psicologia da Ulbra e coordenador de Saúde Mental do município de São Leopoldo. No mesmo local estará a Exposição Mentes Abertas Pela Vida.
Dia 22 de setembro: A partir das 10h, no Espaço Artecriando, junto à Unidade de Saúde Mental do HMGV, Baile da SM, com muita alegria e descontração. Momento para integração entre trabalhadores, usuários e seus familiares.

Recent Posts