HMGV faz Capacitação para Higienização de Mãos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HMGV iniciou nesta quinta-feira o processo de Capacitação para Higienização de Mãos. O objetivo, conforme a enfermeira Daiana Petry, é prevenir infecções, sobretudo a infecção cruzada, que é passada no trato entre um paciente e outro.

Para isso, a equipe de assistência participa uma dinâmica que funciona da seguinte forma: num primeiro momento, todos lavam suas mãos conforme estão habituados. Em seguida, passam por um processo que envolve a utilização de luminol em contato com a luz neon, que revela onde os resíduos de sujeira podem estar acumulados nas mãos.

A partir daí, é feita nova lavagem, de acordo com as especificações da Anvisa, com o objetivo de intensificar a limpeza nos locais mais vulneráveis, sejam nos dedos, palma ou dorso das mãos. Terminada esta dinâmica, as capacitadoras reforçam verbalmente as questões mais importantes.

Nesta quinta-feira, foram visitadas a UTI e a UCIA do Hospital. O calendário para as próximas capacitações é o seguinte:

Clínica Médica 2 Manhã e Tarde

21/09

Clínica Médica 1 Manhã e Tarde

22/09

Clínica Cirúrgica Manhã e Tarde

26/09

Centro Obstétrico Manhã e Tarde

27/09

Alojamento Conjunto Manhã e Tarde

28/09

Pediatria e Observação Pediátrica Manhã e Tarde

29/09

Observação Adulto Manhã e Tarde

A confirmar

UCEA Manhã e Tarde

A confirmar

Sala de Recuperação e Bloco Cirúrgico Manhã e Tarde

A confirmar

Recent Posts