FHGV inicia mudanças previstas pelo eSocial

 In FHGV, Notícias

O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio de informações das relações de trabalho entre empregado e empregador, bem como da mão de obra sem vínculo empregatício. Seu objetivo é padronizar transmissão, validação, armazenamento e distribuição de informações, constituindo um ambiente nacional.

Prevista para entrar em operação a partir de 2018, a novidade traz, na prática, alguns benefícios significativos, entre os quais a viabilização e a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; a racionalização e a simplificação do cumprimento das obrigações, a eliminação de redundâncias, e o aprimoramento de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

Primeiras mudanças na FHGV

Na FHGV, o eSocial está sendo implantado gradualmente durante o segundo semestre deste ano. Nesta semana, diretores e coordenadores das unidades da Fundação foram reunidos na Sede para conhecer melhor o assunto (foto). A primeira mudança, já em andamento, é quanto ao prazo de leitura da efetividade, que será do dia 1º ao dia 30 de cada mês. Com isso, o trabalho que era feito em 25 dias terá que ser cumprido em apenas 5.

A segunda alteração diz respeito ao rigor nas informações cadastrais dos trabalhadores, que exigirá um recadastramento integral de toda a equipe, sejam contratados com vínculo empregatício, autônomos ou estagiários. Outras questões e ajustes de procedimento devem ser tratados até o final do ano. Detalhes podem ser acompanhados pelo site da Fundação, especialmente na aba “Gestão de Pessoas/Notícias”.

Recent Posts