Oficina de Música é destaque na Unidade de Saúde Mental do HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

 

A equipe de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas prepara uma série de encontros para levar a Oficina de Música à Unidade. O primeiro deles ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), reunindo usuários e a equipe multidisciplinar (enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e técnico de enfermagem). Ao som do gaiteiro, os participantes puderam dançar, cantar e tocar os instrumentos musicais.

O objetivo, segundo o coordenador da Emergência e Saúde Mental, Luís Afonso B. Cabral, é estabelecer um canal de comunicação não-verbal através da música, dando sentido à autoexpressão e à busca da identidade. “É um momento para condicionar a escuta, de si e do outro, melhorar as habilidades sociais em grupo e proporcionar momentos lúdicos e recreativos”, ressaltou.

A musicoterapia é uma forma de tratamento que utiliza a música ou seus elementos para ajudar no tratamento de problemas, tanto de ordem física quanto de ordem emocional ou mental. O uso da música como complementação em saúde mental, segundo Luís Afonso, facilita a relação com o paciente, proporcionando o início da interação com o mesmo. A música promove sensação de bem-estar, atuando no usuário como um ato eficiente e protetor, fornecendo uma sensação de paz e socialização.

QUALIDADE DE VIDA

A oficina de música utiliza sons, harmonias, instrumentos musicais e ritmos como forma de tratamento complementar para vários transtornos psicológicos, ajudando a pessoa ou grupo a combaterem diversas patologias que envolvam o desenvolvimento, a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, expressão e organização física e mental. É também importante no processo de potencialização do indivíduo em suas questões de integração pessoal e social, fazendo com que a pessoa tenha mais qualidade de vida.

Terapeuticamente, a música faz com que o indivíduo expresse suas ansiedades, tensões, desejos e alegrias. Entra em contato direto com as emoções e sentimentos internalizados que, muitas vezes, estão escondidos atrás da inibição, estresse e falta de estímulo. A música possibilita o despertar e o desenvolvimento do potencial criativo do usuário, estimulando transformações que levam à modificação, resgatando o fluxo vital e a saúde física e emocional.

Recent Posts