HMGV incrementa sistema de limpeza terminal

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Desde o dia 17 de outubro, a equipe de Higienização do Hospital Municipal Getúlio Vargas vem adotando um modelo que incrementa o sistema de controle de limpeza dos corredores, salas e demais dependências da instituição. A partir de um esforço conjunto, que envolve diferentes unidades e setores, sobretudo os de Enfermagem e Segurança, os trabalhadores da Higienização percorrem cada canto do Hospital, limpando, encerando e cuidando de forma detalhada de pisos, paredes, luminárias, tetos e janelas, sempre com o devido registro de controle.

Os resultados são visíveis e agradam a usuários e trabalhadores. É o caso de Vítor Luiz Xavier, integrante do setor de Higienização, que está diretamente envolvido na missão. “O Hospital está ficando com outra cara, e esse trabalho vem chamando a atenção dos usuários, que estão elogiando o novo sistema”, diz ele. “Tem sido gratificante”, completa. Essa satisfação também é ressaltada por Silvana da Silva e Caroline Obalski, da Observação Pediátrica. “O trabalho caprichoso e colaborativo da equipe merece elogios de todos”, disseram elas.

Segundo a chefe do setor de Higienização, Ana Paula Monteles, que foi enfermeira do Controle de Infecção do HMGV e que coordena de perto as ações de limpeza terminal, a nova metodologia acrescenta técnica, periodicidade e rotina, de forma que os resultados apareçam de imediato e estimulem a todos que participam do processo.

Ana Paula escalou, num primeiro momento, cinco integrantes (um deles como coordenador) do Serviço de Higienização para dar início à operação. “Será um trabalho cíclico e permanente, que valorizará registros de todos os processos e planilhas de limpeza”, diz ela. Aos poucos acontecerá rodízio entre os integrantes da equipe. A ideia é reiniciar a higienização terminal das áreas assistenciais a cada 30 dias. Para a área administrativa, o prazo é a cada 60 dias.

Recent Posts