Nova UPA de Sapucaia será aberta ao público nesta sexta-feira 23

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, UPA Sapucaia

Inaugurada na manhã desta quinta-feira (22), a Unidade de Pronto Atendimento 100% SUS de Sapucaia do Sul será oficialmente aberta ao público a partir das 7 horas da sexta-feira (23). Com investimento de R$ 3,6 milhões, compartilhado entre União, Estado e Município, a UPA 24 horas tem capacidade para atender 300 pessoas por dia. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Vilmar Ballin assinou o Decreto 4247, que transfere a administração da UPA para a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. A nova Unidade, de porte II, localiza-se na ERS 118, esquina com Rua Ursa Maior, ao lado do SAMU.

PRESENÇA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE

O ato de inauguração contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que enfatizou a importância e a simbologia de o município abrir uma UPA num momento de dificuldade para a saúde pública do RS. Gabbardo ainda adiantou que o Estado, a exemplo do que tem feito com os demais municípios que inauguram UPAs em 2016, antecipará valores da dívida com a Prefeitura, “em benefício desta obra de extrema relevância para a população”.

O prefeito Vilmar Ballin agradeceu o reconhecimento do secretário e fez um breve histórico do trabalho realizado em prol da saúde do município e da região, que culmina com a abertura da UPA. O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, saudou o esforço dos trabalhadores da Fundação e de todos que, de alguma forma, contribuíram para que a UPA fosse instalada em curto espaço de tempo. Verba lembrou que, “com a gestão de mais esta Unidade, a FHGV se torna a maior administradora de UPAs do Rio Grande do Sul, o que confirma o sucesso das ações colaborativas entre diversas instâncias para a melhoria da Saúde no Estado”.

Após as falas, os gestores, acompanhados dos demais secretários municipais, do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RS, Tarcísio Zimmermann, da primeira-dama do município, Sônia Ballin, de representantes da Câmara de Vereadores, do CDL, de integrantes de entidades ligadas à saúde, de trabalhadores, componentes do Grupo Conviver e demais representantes da comunidade presentes no evento, fizeram um breve passeio pela UPA, percorrendo corredores e conhecendo cada setor.

Além do atendimento de urgência e emergência, a UPA contará com serviços de enfermagem, raio-x, e coleta para exames de análises clínicas. No antigo Postão, funcionará o serviço de Oftalmologia e, em breve, a UBS.

Recent Posts