Fundação realiza I Encontro de Farmacêuticos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

O I Encontro de Farmacêuticos das Unidades da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) teve como tema “Segurança do Paciente no Âmbito da Farmácia”. A atividade ocorreu no auditório da instituição, na manhã desta quinta-feira (29), reunindo profissionais do Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul; da UPA de Viamão; e do Hospital Tramandaí. A abertura contou com a presença diretora de Atenção em Saúde do HMGV, Loredi Becker.  Conforme a coordenadora da Unidade de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente da Fundação, Ana Paula Kleemann, o encontro teve o objetivo de discutir a padronização das práticas seguras na prescrição, distribuição e administração de medicamentos, visando a segurança dos usuários.

Os principais assuntos abordados pelos farmacêuticos foram: análise da prescrição, dispensação, conferências, procedimento operacional padrão, aquisição, recebimento, armazenamento e controle de estoque. Para a farmacêutica responsável do HMGV, Thyene Preissler, o encontro foi relevante. “Foi uma oportunidade para padronizarmos as rotinas e prevenirmos erros, uma vez que estes podem assumir proporções significativas. A farmácia hospitalar preza por processos seguros e de qualidade, diretrizes essas que conduziram todas as pautas discutidas.”

O farmacêutico da UPA Viamão, Fagner Sanches, completa a avaliação. “É fundamental a padronização das metodologias e procedimentos nas unidades da Fundação. Este encontro também promoveu a integração entre os farmacêuticos.”

Para Carla Adriana Fazollo Ramirez, farmacêutica do HT, a atividade proporcionou uma troca de experiências entre os profissionais das unidades da FHGV, facilitando a padronização das rotinas da farmácia.

Recommended Posts