GT discute informatização da Classificação de Risco nas unidades da FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Um Grupo de Trabalho, formado por profissionais da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), esteve reunido na manhã desta quinta-feira (28), para discutir os detalhes do sistema informatizado que deve padronizar a classificação de risco nas unidades. A experiência será adotada, inicialmente, na Emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas. O objetivo do software é organizar a classificação de risco de forma humanizada, elegendo a prioridade de atendimento dos usuários por cores, a partir da queixa e da gravidade. Este modelo de acolhimento segue o protocolo do Ministério da Saúde, conforme a Política de Humanização do SUS.

Segundo a coordenadora da Emergência do HMGV, Letícia Santomé,”a criação deste sistema informatizado vai melhorar o processo de acolhimento e classificação de risco”. “Também será uma forma de revisar o trabalho atual, discutindo e avaliando práticas e variáveis individuais do sujeito. Desta forma, iremos qualificar nossos serviços”, salientou.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da FHGV, André Ribeiro, o projeto de software está em análise de desenvolvimento. Ele explica que a intenção é elaborar um sistema especialista que indicará as métricas da queixa do usuário, podendo sugerir a classificação da cor para atendimento. “Todo este processo será realizado com a ajuda do enfermeiro que deve avaliar os resultados”, completa.

O GT conta com a participação da coordenadora da Emergência, Letícia Santomé, do  coordenador médico desta unidade, Marcelo Bitelo, do enfermeiro, Cleiton Krauzer Hescher, da coordenadora da Unidade de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, Ana Kleemann, e da enfermeira do Acolhimento do HMGV, Carolina Romer.

Recommended Posts