HMGV e SPA realizam teste rápido de HIV em casos de exposição pós-sexual

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

No Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta terça-feira (1º/12), o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) reforça as ações preventivas à transmissão do vírus HIV. Em parceria com a rede municipal de saúde de Sapucaia do Sul e a Coordenadoria Estadual de DST/Aids, o HMGV colocou em prática o protocolo para atendimento da Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP). No Município, o Hospital e o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) são referência para prestar esse serviço, que consiste em um teste rápido. No exame, é coletada uma gotinha de sangue para diagnosticar o resultado em até 20 minutos. O diretor clínico do HMGV e médico infectologista, Marcelo Bitelo, alerta que o usuário deve fazer o teste rápido com urgência, iniciando o tratamento em até 72h após à exposição sem o uso de preservativo.

De acordo com o protocolo, caso seja identificado o risco de contaminação, o Hospital disponibiliza a medicação (coquetel) e encaminha o usuário para o Ambulatório de Infectologia. “O teste rápido é mais uma contribuição do HMGV para prevenir a transmissão do vírus da Aids, doença que tem grande incidência em Sapucaia do Sul. Somente em 2015, a cidade já apresenta 52 novos casos “, ressalta Marcelo Bitelo.

“No HMGV, o usuário que teve exposição sexual desprotegida é acolhido pela equipe de enfermagem que oferece a atenção necessária, encaminhando-o para avaliação médica”, explica a chefe da Emergência, Letícia Santomé.

Dados alarmantes – Atualmente, Sapucaia do Sul possui 1.584 pessoas infectadas com o vírus HIV. Em 2015, foram notificados 52 novos casos de Aids na cidade. Em 2013, foram registrados 45,2 casos para cada 100 mil habitantes, no Município. No Brasil, em 2014, a média foi de 19,7 casos para 100 mil habitantes. No mesmo ano, o RS registrou 38,3 para 100 mil habitantes. Há dois anos, o município não aponta novos episódios em crianças, devido ao acompanhamento de gestantes com HIV no pré-natal.

Recommended Posts