Hospital Municipal Getúlio Vargas agora tem auditoria no serviço de mamografia

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Outubro Rosa iniciou contabilizando mais de 3 mil mamografias, 591 ecografias, 72 biópsias e 37 diagnósticos de câncer de mama realizados ao longo de 2015, em Sapucaia do Sul.  Este é o resultado da auditoria feita pelo Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), que oferece assistência especializada e avançada aos usuários que fazem rastreamento da doença. A iniciativa, desenvolvida pelo Serviço de Imagem da instituição, visa detectar o máximo de tumores em fases iniciais, o que aumenta as chances de cura.

Conforme o mastologista Guilherme Krieger Gomes Cecin, responsável técnico do Programa de Qualidade e Auditoria em Mamografia do HMGV, os dados são alarmantes. “A cada 1.000 exames, diagnosticamos 12 tumores, números que ultrapassam o esperado”, destacou. “Isso acontece pela falta de conscientização das pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A identificação da doença em fases iniciais evita tratamentos mais radicais como a retirada da mama”, alertou.

A auditoria segue as metas do protocolo de BI-RADS, que estabelece diretrizes internacionais para laudos e controle de qualidade dos exames de mamografia. Trata-se de uma ação que padroniza os laudos do Hospital, estabelecendo fluxogramas para otimizar o tempo de atendimento e tratamento pelo SUS. Também garante maior  abrangência no rastreamento do câncer de mama. A iniciativa avalia a qualidade dos serviços prestados e sugere melhorias, proporcionando mais segurança aos usuários e gestores.

O diferencial é que as mamografias são feitas por um médico mastologista, que acompanha todo o processo no Hospital. Se for constatado o tumor, as usuárias permanecem vinculadas à instituição para seguir o tratamento.

Esperança de cura durante assistência no Hospital

Depois de 1 ano em busca de uma solução para as fortes dores que sentia na mama esquerda, Rejane Machado da Silva, 49 anos, moradora do bairro Vargas, encontrou no Hospital a esperança para viver melhor. “Tive a sorte de ser encaminhada para fazer a investigação pelo SUS no Hospital Getúlio Vargas. Foi a melhor decisão que pude tomar”, manifestou. “Em março de 2015 fiz a mamografia, em dois dias a biópsia, e depois fui encaminhada para as sessões de quimioterapia que encerraram em setembro. Minha cirurgia aqui no Hospital está marcada para final de outubro”, completou.

Ela e a mãe, Cenira da Silva, 80 anos, comemoram o acolhimento da equipe de profissionais de saúde do Hospital. As duas têm a esperança de cura após a cirurgia.

Como investigar o câncer de mama no HMGV                

As mulheres acessam o Hospital com pedido de exame por rotina ou suspeita de câncer de mama, encaminhado por avaliação médica do posto de saúde. Já aquelas que apresentam queixa de dores na mama, podem procurar diretamente a emergência da instituição.

Tempo de duração do procedimento: investigação de suspeita, 7 dias; diagnóstico de queixas, 1 a 14 dias; exames de rotina, 50 dias.

Fluxo para o rastreamento da doença:

O primeiro passo é a realização de mamografia. Se tiver alguma alteração, o mastologista poderá realizar a ecografia. Após avaliação, em suspeita de tumor, é feita a biópsia que é encaminhada para exame anatomopatológico. Caso seja necessária intervenção cirúrgica, o HMGV providencia os exames pré-operatórios e faz a cirurgia. Já a quimioterapia e a radioterapia são feitas por hospital da região credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde.

?#?OutubroRosaNaFHGV

Recommended Posts