Samu faz capacitação de suporte básico de vida para dentistas da rede municipal de saúde

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Na manhã desta quinta-feira (3/9), profissionais do Samu ofereceram capacitação de suporte básico de vida para dentistas da rede municipal de saúde, no auditório da Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul. Entre as orientações de primeiros socorros, foi destaque o procedimento usado para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em crianças e adultos.

O secretário municipal de Saúde, José Wink, diz que a capacitação qualifica, ainda mais, os profissionais que atuam das Unidades Básicas de Saúde. “É importante que todos os profissionais que atuam na rede municipal de saúde, tenham condições de realizar as manobras iniciais não evasivas, em caso de intercorrências cardiopulmonares, enquanto se chama o atendimento do Samu”, falou Wink.

A coordenadora e responsável técnica do Samu no Município, Flávia Motta, reforçou que todas as pessoas deveriam receber treinamento de suporte básico de vida. “Essa capacitação poderia ser disciplina na escola. É importante que a comunidade também tenha condições de oferecer socorro”, salientou. “Com os treinamentos estamos qualificando profissionais e beneficiando toda a população”, concluiu.

De acordo com a dentista do Posto de Saúde Fortuna, Maria Hilda Bofill, a capacitação é fundamental para todos os profissionais que lidam com o cuidado. “Todas as pessoas que atuam na área da saúde devem estar preparadas para atender em situações de urgência e emergência. Em nosso caso, pode ocorrer uma intercorrência com o usuário no consultório e precisamos de capacitação para prestar socorro”, observou a dentista.

Para a residente em Odontologia do Posto de Saúde Alcina, as orientações de suporte básico de vida qualificam o trabalho da equipe multidiciplinar na assistência. “Em situações de emergência, a população espera que o profissional de saúde, independente da especialidade, esteja pronto para socorrer. O trabalho em equipe é tudo na hora do atendimento”, manifestou.

A atividade abordou ainda, orientações para atendimento em casos de engasgo, ferimentos, intoxicações e ataques de animais peçonhentos. O Samu de Sapucaia do Sul é administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).

Recommended Posts