Doação de órgãos encaminhada pelo Hospital Getúlio Vargas beneficia vidas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Uma doação de fígado, rins e córneas encaminhada pelo Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, beneficiou quatro pessoas que aguardavam transplante. Em carta dirigida à direção do HMGV, a Organização de Procura de Órgãos (OPO1) agradeceu o esforço da equipe de médicos e enfermeiros que garantiu vidas.

O fato ocorreu dia 18 de agosto, após a  Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos (CIHDOT) do Hospital diagnosticar a morte encefálica de usuário. Para o coordenador da CIHDOT, o médico Rafael Ramon Rosa, a população precisa ser conscientizada sobre a importância da doação de órgãos. “A morte de um ente querido é sempre dolorosa para as famílias, por outro lado, a doação pode aliviar o sofrimento de pessoas que aguardam por transplante”, manifestou.

O médico reforça ainda, que o procedimento é feito após a comprovação da morte encefálica, geralmente com dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou AVC. Depois, a Comissão conversa com a família para permitir a retirada de órgãos. Em adultos, a autorização pode ser feita por familiar com grau de parentesco em até 2º grau e, em menores de 18 anos, é necessário o consentimento de pai e mãe ou responsável com tutela.

O que preciso para ser um doador?

No Brasil, não é preciso deixar nada por escrito, nem registrado em documento. Para ser doador, basta ter uma conversa com a família, manifestando essa vontade. No momento certo, os familiares tomarão a decisão final, pois a doação só acontece após autorização familiar.

Como ter a certeza de morte encefálica?

São realizados dois testes clínicos, com seis horas de intervalo, e uma ecografia cerebral. Dois médicos examinam o usuário, sempre com a comprovação de um exame complementar, em caso de dúvida no diagnóstico.

Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido?  

Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Um único doador pode salvar inúmeras vidas.0

Para quem vão os órgãos?

Os órgãos são doados para usuários que necessitam de um transplante e já aguardam em lista única.

Após a doação, o corpo do doador fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

Informações do Ministério da Saúde – Disque 136 e saiba mais!  

Recommended Posts