Avaliadoras do Ministério da Saúde encerram análise no HMGV

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Na manhã desta quarta-feira (29/7), representantes do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS) concluíram a análise de 180 itens, incluindo a área administrativa e assistencial do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). O PNASS é desenvolvido pelo Ministério da Saúde. No HMGV, o trabalho foi realizado pelas avaliadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Helena Correa (Odontologia), Elisa Klaus (Sistemas de Serviços de Saúde). Durante três dias, a equipe do PNASS percorreu o Centro Obstétrico, Pediatria, UTI, Bloco Cirúrgico, Emergência, Saúde Mental, entre outros setores, para aplicação do questionário.

Helena Correa manifestou satisfação com a receptividade da direção do Hospital em responder grande número de questões do PNASS. “Essa é a primeira vez que aplicamos essa pesquisa e a experiência foi gratificante”, disse.

Para Elisa Klaus, a avaliação no HMGV proporcionou crescimento profissional. “Tivemos a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de uma instituição que atende pelo SUS e trocar informações relevantes na área da saúde”,  ponderou.

O diretor administrativo Cristiano Santarem e a diretora assistencial Loredi Becker, do HMGV, agradeceram o esforço das chefias e das assessoras técnicas da FHGV, Ana Paula Kleemann e Jessica Bianchessi, que trabalharam na organização das informações da instituição. “A avaliação do PNASS nos incentivou continuar compilando informações, a fim de aprimorar as condições de trabalho e o atendimento aos usuários”,considerou.

Para que serve o PNASS

O PNASS do Ministério da Saúde avalia todos os estabelecimentos de atenção especializada em saúde que recebem recursos do SUS. São avaliados: estrutura, processo de trabalho, resultados relacionados ao risco e a satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido nas instituições de saúde ambulatoriais e hospitalares de todo o país. No RS, a aplicação do questionário é realizada por avaliadores de universidades parceiras (UFRGS e Universidade Federal de Pelotas/UFPel). Depois de concluído,o questionário é encaminhado para avaliação do MS, responsável pela divulgação dos resultados.

Recommended Posts