Relatório de propostas da 5ª Conferência Municipal de Saúde é aprovado por unanimidade

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Cerca de 200 pessoas, entre gestores, trabalhadores da saúde e usuários do SUS participaram da 5ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 26 e 27 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL), em Sapucaia do Sul. Na abertura, o prefeito Vilmar Ballin falou sobre a evolução da Saúde no município desde 2009. “Assumimos com o compromisso de melhorar e valorizar a saúde pública em Sapucaia do Sul, acabar com o descaso com que eram atendidos os usuários e seus familiares”, disse o prefeito. “Iniciamos uma caminhada que inclui a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, a qualificação no atendimento nos SPAs, a criação de novas unidades básicas, de UPAs, e de melhoramentos em relação à rede de saúde. Vencemos a questão das diferenças partidárias em nome de um bem maior, que é a valorização da saúde pública no município”, finalizou.

 

Defesa do SUS

O secretário da Saúde, José Wink, reforçou a importância do evento e da produção de um relatório final que represente de fato as prioridades do município. “Da oitava e da nona conferências nacionais nasceu o SUS, e isso mostra o alcance que têm as reflexões e os trabalhos em grupo que realizaremos aqui”, disse ele.

Já o diretor geral da FHGV, Juarez Verba, falou sobre a maior ameaça que sofre o SUS em seus 25 anos de existência. “É fundamental que a Conferência reflita sobre a ameaça de o SUS deixar de ser um direito fundamental do povo brasileiro para voltar a ser o que era antes de sua implantação, ou seja, apenas um direito trabalhista que, agora, atenderia aos interesses da abertura ao capital estrangeiro no país”, salientou.

Participaram da mesa de abertura, ainda, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jeisson Andrei Rex, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Luís Rogério Link. A palestra final foi ministrada pelo psicólogo e consultor de gestão do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Luís Carlos Bolzan, que discorreu sobre o tema da Conferência, “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.

 

Comunidade e trabalhadores prestigiam espaço de debate

No sábado, os participantes dividiram-se em seis grupos para debater e apresentar propostas aos eixos temáticos: Direito à Saúde, Qualidade do Cuidado, Acesso e Acolhimento; Participação e Controle Social; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS; Gestão do SUS e Rede Integrada de Saúde; Informação, Comunicação e Inovação.

O soldador João Adão Marques, morador de Nova Sapucaia, acompanhou o eixo que trata da Informação, Comunicação e Inovação. “Considerei esse tema fundamental, pois a informação é tudo. Se a população fosse bem orientada sobre o funcionamento dos serviços de saúde, prevenção de doenças, cuidados com higiene e educação ambiental, a vida seria melhor. O poder público deve estabelecer um canal de comunicação que leve o conhecimento à população, esclarecendo os direitos e deveres das pessoas na área da saúde”, manifestou.

Para o morador do bairro Jardim, Jefferson Muner Torres, que também atua na área da saúde, o eixo de financiamento do SUS foi relevante para a conferência. “É nestes espaços que temos a oportunidade de debatermos as diretrizes da saúde, propondo a distribuição de recursos da saúde. Temos a missão de defender o SUS 100% público e universal”, afirmou.

 

Aprovação de relatório final e eleição de delegados:

O relatório final com as propostas da 5ª Conferência foi aprovado por unanimidade pelo plenário. No encerramento, ocorreu a eleição dos 16 delegados que representarão o Município na 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece nos dias 24 e 26 de setembro, em Porto Alegre.

Delegação: Trabalhadores: Tiana Brum de Jesus, Gilmara Peres Santos, Elaine Maria da Silva Corrêa, Alpheu Ferreira do Amaral Jr. Gestores: José Wink, Lúcia Passero. Prestadores de serviço: Suzana Guatimozim e Zara Mondadori. Usuários: Jefferson Munes Torres, Antônio Carlos da Silva Charqueiro, Andrea Losângela de Bairros, Jaqueline Dias, Percy Fortuna, Roberto Carlos Souto, Evandro Carlos da Silva, Nilton César de Souza de Oliveira.

Recommended Posts